7 alimentos que controlam a ansiedade

alimentos que controlam ansiedade

Existem alimentos que controlam a ansiedade? Quem sofre de ansiedade está sempre em busca de amenizar o problema, e de forma natural, certamente é a melhor opção. Já sabemos que uma alimentação saudável e exercícios físicos podem ser grandes ajudadores nessa luta contra esse problema que está acometendo homens e mulheres de diversas idades.

A ansiedade já é considerada o mal do século, são milhares de pessoas no mundo que ingerem medicamentos para controlar o problema. Entretanto, existem formas mais naturais de promover o bem estar e reduzir os níveis de ansiedade  e estresse.

Confira quais os 7 principais alimentos que controlam a ansiedade:

Entre diversos sintomas da ansiedade, a fome pode ser uma delas. É nessa hora que o portador de ansiedade acaba comendo mais do que o necessário e da preferência por refeições pobre em nutrientes.

Existem alguns alimentos que proporcionam auto controle e ainda ajudam a emagrecer. Veja quais são:

1- Chocolate

Apesar de polêmico, o chocolate é  um dos alimentos que controlam a ansiedade porque ele reduz o cortisol,o hormônio do estresse. Mas, é melhor dar preferência para as versões sem açúcar e com mais porcentagem de cacau.

2- Banana

Essa fruta contém potássio, e esse mineral é o grande responsável pelo fortalecimento do sistema nervoso e também do controle da compulsão alimentar.

3- Peixe

O ômega 3 reduz a ansiedade e também promove mais saúde diminuindo problemas cardiovasculares e a redução do açúcar no sangue. O peixe também tem magnésio, um mineral poderoso no combate a ansiedade e estresse.

Dê preferência por sardinha, atum,salmão e outros peixes de água fria.

4- Amêndoas e castanhas

Ricas em magnésio, esses alimentos que controlam a ansiedade, geram saciedade e promovem um excelente funcionamento do organismo.

5- Limão

Quem diria que uma fruta tão comum em nossa rotina pode ajudar no controle dos sintomas da ansiedade. Isso porque essa fruta possui vitamina C e permite a redução do cortisol,o hormônio do estresse.

Além limão, a laranja, acerola e o morango podem ajudar.

6- Aveia e grãos integrais

Os alimentos ricos em fibras são excelentes coadjuvantes no controle da ansiedade pelo fato de serem fontes de magnésio e vitaminas do complexo B.

7- Produtos lácteos

Iogurtes, leite e queijos são alimentos que controlam a ansiedade, pois são ricos em triptofano, um tipo de aminoácido que promove a sensação de bom humor.

Além dos alimentos que controlam a ansiedade, é importante adotar um estilo de vida saudável, exercícios regulares, não pular refeições, não ingerir álcool, não fumar, beber muita água e ter bons momentos de lazer.

Para aproveitar todos os benefícios dos alimentos que controlam a ansiedade, é indicado consultar uma nutricionista para montagem de um cardápio adequado para o seu estilo de vida.

Você também pode apostar em chás tranqüilizantes para reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Os mais indicados são: Melissa, camomila e erva doce.

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Veja também o artigo ” Como controlar a ansiedade“.

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