A importância da manga para a saúde


Se você quer saber a importância da manga para a saúde, está no lugar certo!

A manga é um fruto da mangueira, uma  árvore originária da Ásia, mas que frutifica em diversos Países, inclusive no Brasil.

Repleta de nutrientes, a manga carrega muita vitamina A, complexo B, C, E, K e minerais como cálcio, zinco, ferro, potássio e cálcio. Todavia, o mais importante, que merece destaque, é a grande quantidade de antioxidantes e fibras presentes na fruta, que aliadas, fazem a importância da manga subir para o nível máximo, sobretudo, no combate  de alguns tipos de câncer.

No Brasil, são encontrados aproximadamente 10 tipos de manga, são elas: Tommy, Palmer, Bourbon, Haden, Rosa, Espada, etc.

Benefícios da manga

Doce e rica em carboidratos, muitas pessoas tiram a manga do seu cardápio achando que ela engorda, mas, na realidade é ao contrário, ela é amiga FIT e vai ajudar você a manter a boa forma.

Entre outros benefícios da manga estão:

1- Melhora o trânsito intestinal

Rica em fibras, a importância da manga para o funcionamento do intestino é tão reverenciada que muitos especialistas apontam a fruta como grande aliada no combate do câncer no órgão.

Outro fator, é sua riqueza em polifenóis  que tem capacidade de inibir o crescimento das células cancerígenas.

2- Ajuda a emagrecer

A fama da manga é contrária, no entanto, ela possui poucas calorias, além disso, sacia muito a vontade de comer doce.

As fibras também são grandes aliadas no processo de emagrecimento, já que elas fazem o intestino funcionar corretamente e eliminar todas as toxinas impregnadas no organismo.

3- Combate câncer de colón e de mama

A manga é rica em antioxidantes, responsáveis por varrer os radicais livres do organismo, eles são os grandes culpados pelas modificações nas células, fazendo com que elas virem um tumor.

O câncer de cólon é evitado através do mecanismo de melhoria no transito intestinal, a manga possui muitas fibras que favorecem o bom funcionamento do segundo cérebro do corpo, o intestino.

4- Ajuda a controlar a pressão alta

A importância da manga para as artérias é bastante discutida entre os profissionais de nutrição, isso porque ela possui bastante água para hidratar o corpo e promover a micção e também porque é rica em fibras e antioxidantes que ajudam as artérias a funcionar melhor.

Ou seja, a manga protege o coração, baixa o colesterol e aumenta a sensação de saciedade.

5- Reduz os níveis de açúcar no sangue

Os diabéticos podem comer manga, apesar de docinha, ela possui fibras que são benéficas para a saúde, elas fazem com que o açúcar não seja absorvido rapidamente na corrente sanguínea.

Portanto, de forma equilibrada, a fruta traz benefícios para portadores da doença.

6- Ajuda na digestão

Assim como o mamão, a manga facilita o processo de digestão, por isso, é uma excelente opção para substituir aquele doce depois do almoço.

Quem resiste ao cheio maravilhoso dessa fruta?

7- Fortalece o sistema imunológico

Tem vitamina A e C que combatem gripes resfriados e demais infecções. Vale a pena inserir essa fruta regularmente na sua alimentação, além de deliciosa, é muito benéfica.

Você sabia que a manga tem mais vitamina C do que a laranja? Pois é, essa é uma boa opção se você não gosta de ficar descascando laranja.

Agora que você já viu alguns benefícios da manga para a saúde, que tal inserir ela na sua alimentação?

Ela pode ser consumida em sua forma in natura ou  em saladas, smothies, sucos, vitaminas e sobremesas. Use a criatividade e comece a usufruir de suas incríveis propriedades  para a boa saúde.

Veja também esse guia com 20 alimentos capazes de aumentar a sua imunidade!

 

 

Tags

, , , , ,