Alimentos que agravam a ansiedade – Evite e melhore sua vida!

alimentos que agravam a ansiedade

Existem alimentos que agravam a ansiedade?

A ansiedade tem diversas faces, algumas pessoas tem esse sentimento de forma passageira, enquanto que outras carregam isso por longos períodos caracterizando o transtorno de ansiedade que traz muitas limitações para a vida social.

A boa notícia é que podemos adotar bons hábitos de vida para driblar os sintomas da ansiedade, geralmente ela causada por níveis baixos de serotonina, isso pode ser melhorado com atividades físicas, terapias e mudanças na dieta evitando alimentos que agravam a ansiedade.

Uma série de fatores podem ser adotados para viver de uma forma mais tranqüila, afinal, é melhor apelar pelo modo mais natural. Nesse artigo, eu vou passar uma lista de alimentos que agravam a ansiedade, desse modo, você pode deixar de fora da sua dieta principalmente em períodos da vida com muito estresse.

5 alimentos que agravam a ansiedade

Entre os principais alimentos que agravam a ansiedade estão os que inflamam o organismo, na verdade, eles não são indicados para nenhuma pessoa já que fazem mal para a saúde em um âmbito geral. Pessoas que sofrem com ansiedade devem passar longe dos seguintes itens:

1-  Açúcar em excesso

Realmente eles são uma delícia, mas já reparou que a maioria dos nutricionistas orientam evitar o consumo excessivo de doces? Isso tem uma explicação, o açúcar faz mal a saúde e principalmente para as emoções, pois altera o humor sendo uma dos alimentos que agravam a ansiedade.

Quando você come um doce, imediatamente sente prazer, isso acontece porque o açúcar lança a dopamina no cérebro em uma descarga alta, mas em seguida diminui conferindo mudanças bruscas de humor aumentando a ansiedade e o stress.

Substitua o açúcar por frutas.

2-  Carboidratos simples

Bolachas, bolos, pães e massas com farinha branca promovem a elevação rápida do índice glicêmico favorecendo o risco de ansiedade, depressão e pânico. É indicado o consumo de grãos integrais, cereais, sementes, oleaginosas para driblar esse problema.

Existem diversos tipos de farinhas que ajudam a evitar esses sintomas como: Farinha de amêndoas e de aveia. Experimente fazer substituições e se livre dos alimentos que agravam a ansiedade.

3- Bebidas alcoólicas

O álcool não é um bom aliado para quem sofre de ansiedade,  apesar de proporcionar felicidade momentânea a longo prazo ele se torna um grande causador de problemas de saúde mental e física.

Bebidas com cafeína como chás, café e outros que estimulam o sistema nervoso estão entre os alimentos que agravam a ansiedade, pois  aumentam os níveis de stress, por isso a dica é evitar.

4- Gorduras saturadas

Batata frita, sorvetes, porções, pizzas. Quem não gosta? O fato é que esses alimentos agravam a ansiedade e prejudicam a saúde em geral, por isso, não podem ser consumidos de forma exagerada por nenhuma pessoa.

Pessoas que sofrem de ansiedade devem fazer boas escolhas alimentares para viver de uma forma mais tranqüila e livre dos sintomas indesejáveis.

5- Alimentos industrializados

Salgadinhos, enlatados, salames, salsicha,  derivados de xarope de milho e outros industrializados são alimentos que agravam a ansiedade devido a alta carga de sódio, açúcares e outros componentes que não fazem bem a saúde. Além disso, são grandes causadores de aumento de peso, hipertensão e diabetes tipo 2.

Como substituir os alimentos que agravam a ansiedade?

Para se livrar dos sintomas de ansiedade é preciso uma mudar o estilo de vida, por mais que você faça tratamento médico não é possível encontrar a melhora se não forem tomadas medidas que só dependem de você. Por exemplo:

  • Adotar uma rotina de exercícios físicos
  • Fazer refeições balanceadas com verduras, legumes, proteínas e carboidratos complexos
  • Troque o açúcar por frutas
  • Tenha um hobby para passar o tempo

Algumas vitaminas ajuda muito no tratamento da ansiedade, são elas:

  • Vitamina C ( morangos, mamão, kiwi, brócolis);
  • Vitamina D ( 20 minutos de sol 3 vezes na semana, gema de ovo, sardinha);
  • Vitaminas B1, B5, B6, B9 e B 12 ( cereais integrais, carne vermelha, frango, peixes, oleaginosas, folhas verdes escuras);
  • Magnésio ( semente de chia, banana, beterraba, iogurte natural);
  • Zinco ( castanhas, soja);
  • Aminoácidos ( triptofano) ( aveia, grão de bico, lentilhas, amendoim,abobrinha)

Frutas indicadas para combater a ansiedade são: Maça, laranja, banana, kiwi, mamão,morangos, abacaxi, limão.

Com certeza com essas ações e a eliminação de alimentos que agravam a ansiedade você vai conseguir melhorar sua qualidade de vida. Jamais pense que o problema não tem solução, é possível driblar esses sintomas e viver de uma forma mais leve, mas depende de você.

Evite os alimentos que agravam a ansiedade . Você sofre com esse problema ? O que você faz pra mudar isso?

Veja também: Alimentos que controlam a ansiedade

Alimentos que agravam a ansiedade

Aconitum Napelus – Remédio homeopático para ansiedade

Argentum Nitricum – Remédio homeopático para ansiedade

 

 

 

 

 

 

 

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