Alimentos que aliviam os calorões da menopausa


Existem alimentos que aliviam os calorões da menopausa?

A maior reclamação de algumas mulheres na fase do climatério são as ondas de calor, sejam diurnas ou noturnas. Com o aumento da temperatura corporal vem a insônia, ansiedade, alterações de humor, dores de cabeça e problemas de memória.

Realmente, essa fase é regada de muita sensibilidade, onde a mulher sente muitos desconfortos que parecem uma TPM prolongada.

Mas, isso tem uma explicação, a razão de todos esses  sintomas desagradáveis é o desequilíbrio na produção de estrogênio e da progesterona, ambos hormônios femininos que são produzidos pelos ovários.

A boa notícia, é que existem alguns alimentos que aliviam os calorões da menopausa e podem ajudar na melhoria da qualidade de vida da mulher nessa fase do climatério.

Vamos entender um pouco mais à respeito?

Com quantos anos a menstruação começa falhar?

Na verdade, essa questão é muito pessoal, geralmente acontece entre os 45 e 55 anos quando a produção dos hormônios caem e todo o corpo sente os efeitos.

Os hormônios são essenciais para o  nosso organismo. O estrogênio, é responsável pela fixação de cálcio nos ossos, distribuição da gordura corporal e equilíbrio de gorduras no sangue. Além disso, ele protege a memória.

Com a redução do estrogênio, muitas mulheres podem desenvolver problemas cardiovasculares e a osteoporose.

Somente uma ginecologista pode apontar a necessidade da mulher fazer reposição hormonal. De antemão, a mulher precisa saber que as mudanças no estilo de vida podem ajudá-la a passar por essa fase com mais tranquilidade.

Não é de hoje que especialistas da medicina  natural apontam a atividade física e uma alimentação equilibrada como um santo remédio para reduzir os sintomas da menopausa.

Confira os alimentos que aliviam os calorões da menopausa

Por que os alimentos que aliviam os calorões da menopausa funcionam?

Eles preparam o organismo a sentir menos o efeito das mudanças bruscas que vão ocorrer devido aos hormônios. Uma dieta rica em vitaminas e minerais é capaz de evitar doenças, dar mais disposição e rejuvenescer.

Por isso, abuse de:

  • Peixes ricos em ômega 3, é valido inclusive ver a suplementação desse ácido graxo essencial;
  • Laticínios – Leite e seus derivados ajudam no aporte de cálcio, importante para ossos fortes. Outros alimentos que aliviam os calorões da menopausa com cálcio são: Rúcula, couve, espinafre, escarola, agrião e brócolis.
  • Oleaginosas – Amêndoas, castanha do Brasil, castanha de caju, amendoim e nozes são ricas em vitamina E, essencial para aliviar os calorões da menopausa.
  • Chocolate amargo – Deve conter 70% cacau, o triptofano ajuda a produzir a serotonina, o hormônio do bem estar reduzindo as chances de ter ansiedade e depressão.
  • Banana – Tem magnésio e tritofano, ideal para combater ansiedade.
  • Soja – Esse grão possui isoflavona, uma substância parecida com estrogênio, desse modo, é um alimento que alivia os calorões da menopausa.
  • Sementes – Gergelim, chia, abóbora e linhaça são fibras que regulam o intestino e conferem bem estar nessa fase;
  • Verduras e legumes crus – Deixam o organismo mais alcalino e previnem a osteoporose.
  • Vitamina D – Salmão, fígado, laranja e exposição solar nos horários recomendados ajudam a prevenir a osteoporose, pois deixam os ossos mais fortes.

Alimentos que devem ser evitados na menopausa

Da mesma forma que alguns alimentos aliviam os calorões da menopausa, outros aumentam essa sensação desagradável. Por isso, evite:

  • Chás estimulantes ( mate, chá verde)
  • Café
  • Chocolate ao leite
  • Refrigerante
  • Alimentos muito condimentados
  • Bebidas alcoólicas
  • Frituras
  • Alimentos processados
  • Gorduras
  • Alimentos fermentados
  • Açúcar em excesso

 Suplementação para aliviar os calorões da menopausa

Os estudos incluindo a suplementação de vitaminas e minerais para aliviar os calorões da menopausa não são nenhuma novidade. Adeptos de medicina natural apontam a vitamina C, D, E , magnésio e cálcio como grandes aliados da mulher nessa fase da vida.

Além disso, outras estratégias tem sido apontados como efetivas na manutenção da boa saúde na menopausa como o uso de suplementação de:

Vale ressaltar a importância de mencionar com o seu médico sobre essa suplementação, somente ele poderá avaliar a real necessidade para o seu caso.

Com esses alimentos para aliviar os calorões da menopausa é bem possível que você tenha melhor qualidade de vida para tirar essa fase da vida de letra.

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