Ansiedade é a mesma coisa de depressão?


Muitas pessoas querem saber se a ansiedade é a mesma coisa de depressão, essa confusão ocorre porque alguns sintomas são bastante semelhantes, todavia, são condições diferentes.

No entanto, é preciso salientar que alguns especialistas afirmam que ambas possuem uma relação entre si. Atualmente, existem 3 grandes distúrbios emocionais que atinge a população, são eles: Ansiedade, depressão e estresse.

Os 3 são capazes de mudar a percepção de vida de uma pessoa, pois afetam o cérebro e também o comportamento do paciente diante dos outros.

Antes de explicar se ansiedade é a mesma coisa de depressão, é fundamental salientar que a ansiedade e depressão podem atingir uma pessoa simultaneamente, nesse caso, os sintomas se acentuam mais do que desenvolver o problema de forma independente.

O que é a ansiedade?

Pessoas com ansiedade tem uma extrema preocupação no que tange o futuro delas próprias ou de pessoas próximas a ela. Elas se concentram tanto no futuro, que por vezes, esquecem de viver o presente.

As preocupações ou medos que possam vir a acontecer algo de negativo vivem constantemente na cabeça de pessoas com ansiedade, é um sentimento tão intenso que vira um transtorno com sentimentos de angústia, insegurança e receios.

Se não bastasse esses sentimentos, a ansiedade gera mal estar físico, como dores no peito, palpitações, dores de cabeça, intestino solto ou preso, dores no estomago, sensação de desmaio, tonturas, dores musculares e outros.

Alguns especialistas caracterizam a ansiedade como ” Medo do Futuro”. A pessoa sempre acha que algo de ruim vai acontecer com ela, mas na maioria das vezes, isso não tem fundamento.

Pessoas que tem ansiedade, também podem desenvolver a Síndrome do Pânico, um distúrbio que causa pavor de algumas situações, alguns possuem tanto medo de alguma coisa, que apresentam crises.

Os medos são diversos, como: Andar de avião, água, altura, sair de casa, ficar no meio de muitas pessoas, fazer exames médicos, entre outros.

O que é depressão?

Pessoas depressivas são caracterizadas pela baixa energia, elas não encontram prazer em nada na vida, é uma falta total de vitalidade e disposição.

A pessoa que tem depressão pensa muito no passado, em coisas que viveu, por isso, a tristeza é um sintoma bastante frequente. Em alguns casos, os pacientes costumam chorar muito, pois se sentem sozinhos e desamparados.

Outros sintomas comuns são o desapontamento geral, agitação, fadiga, apatia e insônia.

Ansiedade é a mesma coisa de depressão?

A resposta correta é não. A ansiedade é uma excesso de futuro e a depressão é um excesso de passado.

No entanto, é bastante recorrente encontrar casos onde a pessoa sofre com ansiedade, mas tem momentos de depressão e vive versa.

Por isso, alguns especialistas afirmam que há relação entre eles. Isso ocorre por que apesar de ansiedade e depressão serem patologias diferentes, a pessoa tenta se equilibrar e nessa ação, os sintomas podem sofrer oscilações.

O fato é que as pessoas que sofrem com ansiedade ou depressão tem sintomas de muito medo, isso se explica ao fato delas não conseguirem focar sua atenção no presente, por isso, não conseguem viver o momento atual de suas vidas, isso causa uma certa confusão no modo de agir e pensar delas.

Depressão e ansiedade tem tratamento, o médico neurologista e o psiquiatra são os mais indicados para acompanhar o paciente. Além disso, é importante contar com psicólogas e terapeutas para vencer esse problema.

Apesar da ansiedade não ser mesma coisa de depressão, ambos exigem uma alteração nos hábitos para estabilizar o humor e melhorar a qualidade de vida. A exemplo disso estão os exercícios físicos, alimentação saudável e o abandono de vícios como o cigarro, bebidas alcoólicas e drogas.

É importante salientar que não existem exames  capazes de detectar a ansiedade e a depressão, o diagnostico é clínico com base nas informações passadas pelo paciente. Portanto, é essencial que os mesmos, usem a sinceridade nas respostas na hora da consulta.

Ficou claro para você se a ansiedade é a mesma coisa de depressão?

Ao perceber alguns sintomas de uma ou outra condição, procure um médico, quanto antes o problema for tratado, melhor será  para garantir uma vida plena, feliz e sem sofrer as consequências desagradáveis desses transtornos.

Curta nossa página no Facebook

Instagram 

Leia também:

Remédio homeopático para ansiedade

Remédio Natural para Ansiedade

 

Tags

, , , ,