Benefícios do abacate – Uma das melhores frutas para a saúde!

Benefícios do abacate

Qualquer vídeo que você vê na internet sobre alimentação saudável menciona os benefícios do abacate para a saúde , já reparou?

Nutricionistas, médicos e profissionais de educação física apóiam o consumo dessa fruta que todos tem medo por causa do alto índice calórico. Se você também foge dessa fruta está na hora de conhecer todos os benefícios do abacate. Confira:

Benefícios do abacate – nutrientes

São muitos os benefícios do abacate, entre os principais estão:

  • O abacate possui gorduras boas – Ele é um alimento gorduroso, mas é o tipo de gordura que faz bem ao nosso corpo ajudando no funcionamento das principais funções. Isso porque a gordura é poli insaturada e favorece a redução dos níveis de colesterol e preveni doenças cardíacas.
  • Rico em ômega 9– Tem ação anti- inflamatória no organismo
  • Vitamina C – Responsável por fortalecer nosso sistema imunológico, pele, coração e olhos;
  • Vitamina B5 – Ajuda a evitar alergias;
  • Vitamina B6 – Melhora o sistema circulatório, digestivo, nervoso e muscular;
  • Vitamina E – Deixa a pele mais bonita e os olhos saudáveis;
  • Vitamina K – Beneficia o coração e os ossos;
  • Além disso, possui quantias de Vitamina A, magnésio, manganês, ácido fólico, fósforo, potássio, zinco e ferro.

Benefícios do abacate para a saúde

O abacate é rico em antioxidante, isso significa que ele ajuda na expulsão das toxinas no organismo prevenindo uma série de doenças como:

Problemas visuais – Os componentes presentes na fruta é a luteína e a zeaxantina, grandes agentes na saúde dos olhos. Os benefícios do abacate já foram alvo de estudos e mostraram que podem reduzir o risco de catarata e degeneração  macular, causas aparentes da perda de visão em idosos.

Diminui problemas cardíacos – Uma dos benefícios do abacate é o combate ao colesterol alto e triglicérides, duas causas que apontam para o aumento de problemas cardíacos.

Ajuda portadores com artrite e osteoporose – O Omega 9 e  fitosteróis presentes na fruta possuem propriedades anti inflamatórias que aliviam as dores causadas por essas duas condições de saúde.

Bom para a digestão – Os benefícios do abacate para a digestão são enormes devido sua riqueza em fibras contribuindo para um trânsito intestinal mais eficaz.

Baixo índice glicêmico – O abacate não é muito doce, por isso, ajuda a regular o açúcar no sangue.

Ajuda na absorção de nutrientes – O nosso corpo precisa de uma ajudinha para absorver todas as vitaminas e minerais dos alimentos consumidos. Um dos benefícios do abacate é justamente isso, ele ajuda na absorção de inúmeros nutrientes, inclusive os carotenóides presentes nas folhas verdes, batata doce e cenoura.

Previne o câncer –  Já existem pesquisas em andamento que mostram que os benefícios do abacate na redução das células do câncer de pele, boca e próstata são verídico, isso se deve por causa de suas propriedades antioxidantes e anti inflamatórias.

Benefícios do abacate para os cabelos

O abacate é uma fruta que está muito associada a beleza da pele e dos cabelos. Isso porque existem muitos produtos de beleza como hidratantes, máscaras capilares, xampus e outros itens mostrando os benefícios do abacate para fica mais bonita.

Inclusive existem algumas receitas caseiras para os cabelos evidenciando isso. Segue uma receitinha muito conhecida para deixar suas madeixas lindas e macias.

Você vai precisar de:

  • 1 abacate
  • 1 copo de iogurte natural de 300 ml
  • 2 colheres de óleo de amêndoas

Misture todos os ingredientes, se preferir passe no mix para deixar bem cremoso. Aplique nos cabelos e deixe agir por 20 minutos. Depois lave seus cabelos naturalmente.

Rápido, barato e muito funcional.

Benefícios do abacate antes de dormir

O abacate beneficia o sono, pois ele contém magnésio, um mineral muito importante para relaxar nossos músculos e acalmar a nossa mente. É por isso que os benefícios do abacate podem ser aproveitados por pessoas portadoras de ansiedade, estresse e depressão.

Existe essa dúvida com relação ao horário correto de consumir o abacate, mas não há nenhuma comprovação científica que isso possa alterar os seus benefícios. O importante é inserir a fruta na alimentação saudável para aproveitar todos os nutrientes.

Lembrando que é preciso ter cautela no consumo, pois ele é bem calórico. Para isso, basta ingerir pequenas porções de acordo com a sua dieta, mas deve ser constante e não esporádico para que ele consiga promover melhorias na sua saúde.

Como aproveitar os benefícios do abacate?

Existem muitas formas de consumir o abacate, aqui no Brasil temos o costume de come-lo de forma doce, mas em Países como o Peru e o México o abacate é consumido em pratos salgados, por lá essa é fruta é a estrela dos pratos típicos.

Uma forma criativa é fazer o guacamole ( molho mexicano). Pode ser consumido com saladas, torradinhas e sanduíches saudáveis.

Veja como fazer a Receita de Guacamole:

guacamole

Ingredientes

  • 1 abacate maduro
  • 1 tomate
  • 1 cebola pequena
  • Suco de meio limão
  • 1 colher de azeite
  • Sal a gosto
  • Salsinha ou Coentro a gosto

Modo de preparo:

1- Amasse bem o abacate com o garfo;

2- Corte o tomate e a cebola em pedacinhos pequenos, tipo vinagrete. Misture com o abacate;

3-  Junte todos os ingredientes com  o suco de meio limão, o azeite, o sal e a cebolinha ou coentro picados;

4- Mexa bem todos os ingredientes misturados e desfrute.

O abacate além de saboroso faz muito bem a saúde, pois oferece gorduras boas que melhoram o sistema cardiovascular e promovem o bem estar.

Gostou de saber os benefícios do abacate? Compartilhe!

Veja também:

Como fazer doritos em casa com molho de guacamole

As melhores frutas para emagrecer

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags

, , ,