Benefícios do Coentro que você nem imaginava


O coentro é uma especiaria que divide muitas opiniões, algumas pessoas amam, outras, simplesmente odeiam sentir o cheiro e o sabor desse tempero. No entanto, é preciso citar que os benefícios do coentro para saúde são realmente incríveis.

No Brasil, o coentro é mais utilizado em receitas na região nordeste e na culinária capixaba, entretanto, em alguns Países como o México, Peru, Chile e Tailândia a especiaria faz parte do preparo de diversos pratos típicos.

O preparo famoso de guacamole no México, leva coentro, assim como carnes cozidas e saladas. No Chile e no Peru, o incrível ceviche, também leva a especiaria, assim como os renomados Curries da Índia e Tailândia.

Na culinária brasileira, destacamos as moquecas do nordeste e do Espírito Santo e também outras receitas com frutos do mar que levam o coentro.

Na época dos romanos, os benefícios do coentro marcaram a história, pois a especiaria era utilizada para camuflar o cheiro podre da carne. Enquanto que os gregos usavam o tempero para fazer perfumes e óleos essenciais.

Quais são os benefícios do coentro para a saúde?

Os benefícios do coentro para a saúde são muito evidenciados por médicos que estudam as plantas.  A especiaria é bastante reconhecida como um poderoso antioxidante que elimina as toxinas do organismo.

Além disso, os benefícios do coentro não param aí, e se estendem para:

  • Combater a diabetes
  • Controlar o colesterol
  • Prevenir doenças cardiovasculares
  • Controlar a ansiedade
  • Ajudar a regular o sono e combater a insônia
  • Reduzir a pressão arterial
  • Desintoxicar os rins, fígado e todo o sistema digestivo
  • Eliminar os metais pesados do organismo
  • Prevenir doenças como o câncer, pois é antioxidante
  • Fortalecer o sistema imunológico
  • Combater dores musculares
  • Ajudar na perda de peso
  • Deixar os cabelos e a pele mais bonitos

O  coentro é um poderoso  anti-bacteriano e antifúngico.

Os benefícios do coentro estão em suas diversas formas de uso como: Folhas frescas, folhas desidratadas, sementes e a especiaria em pó, entretanto, vale destacar que a melhor forma de utilização são as folhas frescas que devem ser utilizadas somente na finalização do prato, já que a alta temperatura pode reduzir o teor nutritivo da especiaria.

Por que algumas pessoas odeiam o coentro?

Embora os benefícios do coentro sejam tão importantes para a saúde, existem muitas pessoas ao redor do mundo que odeiam o coentro. Mas, você sabia que existe um explicação científica para isso?

Incrivelmente, a rejeição ao coentro já foi estudado por alguns cientistas que notaram que a especiaria tem um componente que torna uma pessoa apreciadora ou ” odiadora” do tempero.

Algumas populações do mundo rejeitam mais o coentro do que outras. Um exemplo disso são os chineses e os japoneses, mais de 21% da população não suportam o sabor do coentro. Entre os europeus, são cerca de 17% e na África 14%.

Enquanto que na América Latina, Oriente Médio e Sul da Ásia, o coentro é tolerado pela maioria, apenas 7% desses lugares se dizem odiar o coentro.

As pessoas que dizem sentir repulsa pelo coentro afirmam sentir gosto de sabão na boca, por isso, não suportam o cheiro.

Como usar o coentro na comida?

Boa parte dessa rejeição do coentro é compreensível, pois é preciso usar essa especiaria com sabedoria para não prejudicar o sabor do prato. Desse modo, é possível aproveitar os benefícios do coentro para a saúde e apreciar uma deliciosa receita.

O coentro só pode ser utilizado no final dos preparos, ou seja, ele dá aquele toque no gran finale em sopas, carnes, saladas, frutos do mar, molhos e ensopados.

Para reduzir o sabor intenso, o modo correto de usar o coentro na comida é picar a especiaria em pedaços bem pequenos e medir as porções, não exagere, pois a erva não deve se  destacar muito, é apenas para dar um toque suave.

Não podemos deixar de mencionar que os benefícios do coentro para eliminação de metais pesados no corpo é bastante estudado, além disso, ele limpa resíduos de medicamentos como antibióticos que podem fazer muito mal a saúde. Então, vale a pena encontrar formas de usar o coentro na comida que se adéqua a seu paladar.

Além disso, existe receitas de suco de coentro que elimina os metais pesados, confira:

Receita de Suco de Coentro que elimina os metais pesados:

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de folhas de coentro frescas
  • 1 maça
  • Suco de 1 limão
  • Meio pepino
  • 1 copo de água geladinha

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e beba.

É indicado beber esse suco todos os dias, pode ser pela manhã durante 40 dias. Repetir o processo todo o ano, pois ajuda a eliminar as toxinas do corpo. Não esqueça de beber bastante água ao longo do dia para ajudar a remover os metais pesados.

O que você achou dos benefícios do coentro para a saúde?

Tags

, , , , ,