Benefícios do selênio – Emagrece? Alimentos quem contém o mineral

benefícios do selênio

Hoje, vamos falar dos benefícios do selênio, um mineral muito importante pra nossa saúde, ou seja, ele é essencial. Continue lendo.

O selênio não é daqueles minerais populares que todo mundo houve falar, entretanto a sua presença no organismo é de extrema importância para a manutenção da boa saúde.

Esse mineral aumenta poderosamente a imunidade e é responsável por participar da atividade antioxidante que evita inflamações no organismo.

A quantidade diária recomendada do selênio é de:

  • 55 microgramas por adultos
  • 60 microgramas para mulheres grávidas
  • 70 microgramas para lactantes

A boa notícia é que uma pessoa que se alimenta de forma saudável pode atingir esses números facilmente. Embora essas sejam quantidades mínimas recomendadas, algumas pesquisas, inclusive do Instituto de Medicina dos Estados Unidos afirma que até 400 microgramas do mineral é tolerado pelo organismo, passando dessa marca, o selênio pode ser tóxico e fazer mal a saúde.

O selênio é um mineral vital para a saúde, uma pessoa que não ingere as quantidades mínimas recomendadas em sua alimentação eleva o risco de morte e da função cerebral, pois sua falta afeta diretamente o sistema imunológico.

Benefícios do selênio?

O selênio possui propriedades antioxidantes e anticoagulante, além disso, o mineral está envolvido em diversas ações para defender o organismo dos radicais livres. Entre os principais benefícios do selênio estão:

  • Previne o câncer – A influência do selênio nos processos celulares favorecem os cuidados com o ciclo de vida de uma célula, essencial para evitar o câncer, o mineral atual como um reforço para a morte natural das células.
  • Aumenta imunidade– Um dos grandes benefícios do selênio é fortalecer o sistema imunológico, pois ele reduz o risco de inflamações.
  • Melhora o funcionamento da tireóide – Um dos órgãos que mais precisa de selênio no organismo é a tireóide, por isso, esse mineral é essencial para a produção dos hormônios. A deficiência do selênio pode levar a problemas de hipotireoidismo.
  • Previne Alzheimer, esclerose múltipla e mal de Parkinson – O selênio previne e reduz o avanço dessas doenças, é importante consumir alimentos com boa fonte desse mineral ou então suplementar, com orientação médica.
  • Reduz os riscos de doenças cardiovasculares – As propriedades anti inflamatórias e antioxidantes  são grandes benefícios do selênio, elas reduzem a oxidação do mau colesterol evitando problemas como AVC, trombose e infarto.

Selênio emagrece?

A relação entre o selênio e o emagrecimento está pautada nas disfunções da tireóide, uma vez que pessoas que sofrem com o hipotireidismo tem muitas dificuldades de perder peso, pois o metabolismo desacelera devido a esse distúrbio.

Como um dos benefícios do selênio é regular a glândula tireoidiana, esse problema de metabolismo lento pode desaparecer e a pessoa voltar a emagrecer, pois a tireóide vai liberar a quantidade certa de hormônios no organismo.

De forma indireta, o selênio emagrece e ainda é essencial para  a saúde aumentando a longevidade.

Alimentos que contém selênio

Agora que você já sabe os benefícios do selênio para a saúde, que tal ingeri os alimentos ricos nesse mineral essencial para o organismo?

Confira a lista:

  • Castanha do Pará – 1 unidade tem 55 microgramas
  • Ovos –  1 unidade tem 146 microgramas
  • Ostras – 10 gramas tem 154 microgramas
  • Peixes – 1 filé tem 64 microgramas
  • Atum- 3 colheres de sopa tem 64 microgramas
  • Peito de frango – 1 filé tem 33 microgramas
  • Lombo suíno – 100 gramas tem 54 microgramas
  • Chia- 1 colher de sopa tem 15 microgramas

Outros alimentos contém selênio em uma quantidade bem menor são: Pão francês, aveia, repolho, centeio, arroz e farinha de trigo.

Malefícios do selênio em excesso

Os benefícios do selênio realmente são muitos, no entanto, ele não deve ser ingerido em grandes quantidades. Segundo os especialistas, o mineral é tóxico quando consumido quantidades diárias acima de 400 microgramas.

Os sintomas do excesso de selênio são: Queda de cabelo, fadiga, manchas nas unhas, problemas gastrointestinais e danos leves nos nervos.

O desenvolvimento da diabetes tipo 2 é outro grande problema do consumo indiscriminado do mineral.

Nesse caso, vale a regra do ” consuma com moderação”.

E você? Gostou de saber sobre os benefícios do selênio? Já consome esse mineral? Conta pra gente! Curta nossas redes sociais. Facebook e Instagram.

 

 

 

Tags

, , , ,