Chá de Hibisco – Contra indicação, emagrece mesmo? Causa infertilidade?


Nos últimos tempos recebemos uma enxurrada de informações sobre o chá de hibisco, alguns falam de suas propriedades que fazem emagrecer, outros citam que causa  infertilidade e por fim,  abordagens que relacionam a bebida com abortamento e outros malefícios à saúde.

O fato é que o hibisco virou moda, hoje encontramos chá, sucos, sorvetes, drinks e outros preparos envolvendo essa flor que virou sucesso no mundo inteiro.

Se você, assim como eu quer saber um pouco mais sobre o chá de hibisco, continue lendo esse artigo.

Chá de hibisco emagrece mesmo?

Você sabia que a palavra ” emagrecimento” é uma das mais citadas nos buscadores? Isso porque as pessoas buscam a fórmula mágica para perder peso. O mais engraçado que para algumas dessas pessoas, basta falar que o chá de hibisco emagrece e logo, começam a consumir, sem ao menos se questionar se aquela bebida realmente vai fazer bem para o seu organismo.

Na realidade, não existe milagre, o chá de hibisco emagrece quando aliado a uma reeducação alimentar, todavia, é preciso entender que ele por si só, não é capaz de eliminar gordura. Afinal, se fosse tão fácil, não existiriam pessoas acima do peso no mundo.

A ajuda que ele dá no organismo é eliminar as toxinas, ou seja, ele é diurético e acaba com o excesso de líquidos no corpo, mas com relação as gorduras, o chá de hibisco não exerce poder nenhum.

Então, não adianta tomar 2 litros de chá de hibisco por dia se você não faz um controle alimentar e não realiza nenhuma atividade física.

Digamos que o chá de hibisco é uma facilitador para a perda de peso, isso porque ele possui antocianinas e flavonóides que ajudam na regularização dos genes envolvidos no metabolismo dos lipídios, desse modo, atuam como aliados na eliminação de gorduras.

Mas, atenção, o chá de hibisco não produz nenhum efeito sobre o apetite, ou seja, se não fechar a boca, não tem jeito, não emagrece.

O conjunto: Alimentação saudável, exercício e chá de hibisco emagrece mesmo. Pode apostar nisso!

Aprenda a comer direito para emagrecer. Clique aqui e saiba como!

Chá de hibisco causa infertilidade?

Informação muito importante para as mulheres que desejam engravidar. O chá de hibisco causa infertilidade, segundo alguns especialistas  na área da saúde isso é verdade, pois o chá pode interferir na produção de estrogênio e inibir a ovulação.

No entanto, essa condição é transitória, somente enquanto a mulher estiver consumindo o chá de hibisco diariamente.

O ideal é não exagerar no consumo do chá de hibisco, especialmente se você está querendo ser mãe. Solicite mais informações à sua endocrinologista ou ginecologista.

Chá de hibisco- Contra indicação

Você viu que a amiga está tomando o chá de hibisco para emagrecer e quis fazer o mesmo?

Esse é o grande erro da maioria das pessoas, pois o chá de hibisco possui contra indicação, confira quais são:

  • Mulheres que desejam engravidar, devem evitar ingerir a bebida, pois afeta a fertilidade;
  • Gestantes, pois existem rumores que o chá de hibisco causa aborto, então, é melhor evitar;
  • Pessoas com pressão alta que ingerem medicamentos e o chá de hibisco podem ter uma hipotensão;
  • Portadores de pressão baixa, não podem ingerir a bebida;
  • Portadores de gastrite devem ficar longe do chá de hibisco, pois podem irritar o estomago e piorar o problema;

Não é recomendado exagerar na ingestão do chá de hibisco, como ele diurético, pode eliminar os eletrólitos importantes como o potássio e o sódio, causando um mal estar geral.

As contra indicações do chá de hibisco devem ser avaliadas antes de começar a usar a flor.

Chá de hibisco – Como fazer?

A quantidade segura de ingestão do chá de hibisco, segundo alguns nutricionistas, é de apenas meio litro por dia.  O ideal é sempre entre as refeições para aproveitar melhor os benefícios da planta.

Aprenda como fazer o chá de hibisco:

  • 1 litro de água
  • 1 colher de sopa das flores do hibisco

Ferva os ingredientes todos juntos por 3 minutos. Coe e beba entre as refeições.

Agora que você já sabe das contra indicações do chá de hibisco e das outras informações importantes. Ingira com cautela, sem exageros!

Saiba mais sobre:

Chá verde

Chá de moringa

 

Tags

, , , , ,