Chá de moringa faz mal? Saiba mais aqui!


Eu já tenho um artigo nesse blog sobre essa planta, mas como percebi que existem muitos questionamentos para saber se o chá de moringa faz mal, eu resolvi escrever um pouco mais sobre ela.

Anteriormente, eu havia pesquisado muito sobre os benefícios do chá de moringa para perder peso, agora, vou abranger um pouco mais o assunto, para isso, eu me informei bastante.

Para que serve o chá de moringa?

A moringa é uma planta com muitos nutrientes, ela ajuda a reduzir o colesterol, pressão alta, combater dores no corpo provenientes de artrite e artrose, desintoxica o organismo, ameniza gastrite, retarda o envelhecimento e até ajuda no crescimento dos cabelos.

Rica em vitaminas A, complexo B, C, potássio, fósforo, cálcio, ferro, selênio, zinco, entre outros.

Ou seja, é uma planta que possui muitos benefícios para a saúde. Mas, por que existem tantos comentários que o chá de moringa faz mal?

O fato mencionado em diversos portais da internet é sobre o uso abusivo do chá de moringa, cujo, ele pode causar intoxicação, quedas bruscas da glicemia e o excesso de glóbulos vermelhos podendo favorecer o infarto agudo do miocárdio.

Na realidade, o que existe são informações desencontradas ou até mesmo opiniões que se divergem entre os próprios profissionais da medicina natural e alopada. Por sua vez, uns dizem que o chá de moringa é um remédio, outros, que ele pode ser um veneno.

Nós, leitores, ficamos em meio há tantas informações como um ” cego em tiroteio”.

O fato é que todos nós sabemos que nada deve ser ingerido em demasia, tudo precisa ter um equilíbrio. Então, eu prefiro pesar os dois lados da balança e ter bom senso na hora de utilizar as ervas.

Pois é natural que se um chá tem grandes poderes de cura, ele também possa ter poder de intoxicar uma pessoa. É por isso, que existem contra indicações de uso.

Mas, também não devemos abolir o uso de chás de nossa vida, porque simplesmente isso pode acontecer. Caso contrário, todos devêssemos pensar bem antes de consumir algum medicamento ou até mesmo alimento.

O chá de moringa faz mal?

Em suma, com base em todas as pesquisas feitas em diversos portais, inclusive médicos e de outras fontes seguras, é importante ter cautela no consumo, saber onde compra o produto e não ingerir em excesso só porque ” faz bem”.

Lembrando que o chá de moringa é contra indicado para pessoas com problemas cardíacos, diabéticos que usam medicação, grávidas, lactantes e pessoas com problemas de coagulação sanguínea.

Portanto, o chá de moringa faz mal se você não souber usá-lo. Procure orientação médica. Nunca se automedique!

Como consumir o chá de moringa – quantidade por dia?

Eu vejo tantas pessoas quando começam a tomar um chá, ingerem 1 ou 2 litro por dia. Sinceramente, eu acho isso um exagero.

Geralmente, essas pessoas estão em busca de um milagre no emagrecimento. Será que esse é o caminho?

Nesse ponto, eu acredito em alguns profissionais da saúde que apontam isso como um risco a saúde. Porque  na maioria das vezes as  pessoas nem sabem de onde vem aquele chá ou se está misturado com outras substâncias.

Imagine, ficar meses ingerindo 1 ou 2 litros de chá por dia. É óbvio que pode acontecer algum tipo de intoxicação.

Acontece com o chá verde, chá de hibisco. Eu pessoalmente, já recebi indicação de beber esses dois chás em uma quantidade absurda. Resultado, o chá de hibisco me fez passar muito mal, porque eu tenho pressão alta.

Mesmo sendo chás, não serve para todas as pessoas, é isso que precisamos entender e você deve questionar isso de um profissional da saúde.

É claro que a natureza nunca vai produzir nada que vá nos fazer mal, mas será que de alguma forma, não estamos utilizando esses recursos de forma errada?

Que tal, começar ingerindo 1 xícara de moringa por dia, ou 3 vezes na semana? É claro que o primeiro passo, é buscar orientação do seu médico para saber se você não está no grupo de contra indicados.

MODERAÇÃO é a palavra certa.

Chá de moringa – Onde comprar?

O chá de moringa está a venda em lojas de produtos naturais de todo o Brasil. É importante avaliar as condições de higiene e se o chá está devidamente embalado. Isso vale para comprar qualquer tipo de chá.

Inclusive, existem recomendações de nutricionistas apontando que é necessário ter cuidado com ervas vendidas a granel, pois é difícil ter certeza que aquele produto é de fato o produto anunciado sem misturas.

Os chás continuam sendo bem vindos para nossa vida, mas não esqueça da moderação, pois as ervas também podem faz mal em alguns casos, da mesma forma que elas fazem bem.

 

Chá de moringa emagrece? Clique  Leia mais!

 

Tags

, , , , ,