Chá verde emagrece mesmo? Benefícios, Como tomar e Contra indicações

chá verde emagrece mesmo

Não é de hoje que o chá verde é o queridinho de quem cuida da alimentação para a perda e controle de peso. O fato é que a planta possui muitas propriedades que fazem bem a saúde, é rico em vitaminas ( B1, B2, C e K) e minerais ( Potássio, ácido fólico e manganês). Mas será que o chá verde emagrece mesmo?

Confira tudo sobre o chá verde, seus benefícios, seu potencial para o emagrecimento, como preparar, como tomar, efeitos colaterais e contra indicações.

Chá verde emagrece ? Quais os outros benefícios?

Não se pode negar que o chá verde é uma bebida indicada para quem busca saúde. Segundo os especialistas a lista de benefícios é grande, entre os principais estão:

#Proporciona bem estar – Isso porque o chá verde possui um aminoácido chamado L-teanina que atua diretamente no cérebro, mais precisamente na produção de dopamina e serotonina dois neurotransmissores responsáveis pela sensação de felicidade e prazer que conferem o bem estar geral.

#Aumenta saciedade– Devido ao aumento da atividade da serotonina, o hormônio do prazer.

#Combatem a ansiedade – Os falovonoides são grandes responsáveis por isso, já que eles são capazes de modular a noradrenalina. Outra propriedade importante é a vitamina C que age contra o cortisol, o hormônio do stress.

#Ajuda nos sistema digestivo – O chá verde aumenta a produção de sucos gástricos, importantes para o bom trânsito intestinal.

#Protege o cérebro  –  A bebida é rica em polifenóis, por isso os especialistas acreditam que o chá verde pode ajudar no combate a doenças como o Alzheimer e Parkinson bem como retardar outros problemas cognitivos.

#Previne diabetes – Pois inibe a absorção de carboidratos e da glicose;

#Diminui as chances de doenças cardiovasculares – Ajuda no controle do colesterol e reduz as inflamações no organismo;

Chá verde emagrece mesmo?

Eu sei que você quer saber se o chá verde emagrece mesmo ou se não é apenas boatos. Mas, o que você precisa saber é que não existe nenhum milagre.

A proposta do chá verde é ser um aliado no processo do emagrecimento, mas para isso, é necessário fazer exercícios físicos e reeducação alimentar, ou seja, mudar o estilo de vida.

Mas, porque as pessoas dizem que o chá verde emagrece?

A bebida ganhou essa fama devido aos antioxidantes polifenóis que atuam no organismo como um adstringente varrendo as toxinas para fora através do seu poder diurético. O chá verde age contra os radicais livres conferindo mais saúde diminuindo a incidência do envelhecimento precoce.

Além disso, o chá verde emagrece porque possui cafeína, um estimulante do metabolismo, desse modo ele ajuda a queima de gordura. É um termogênico natural.

As propriedades anti inflamatórias do chá verde ajudam o organismo a desinflamar e evitar inúmeras doenças como artrite e câncer conferindo mais saúde para quem ingere.

Como vimos, o chá verde emagrece mesmo se aliado a uma mudança geral na rotina das pessoas, não adianta ingerir a bebida sem nenhuma ação em conjunto.

Como preparar o chá verde

O preparo do chá verde é rápido e prático. Confira:

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de chá verde
  • 500 ml de água

Modo de fazer: Deixe a água levantar a fervura e desligue. Adicione as folhas de chá verde e abafe até amornar. Coe e beba, coloque o restante uma garrafa térmica para ingerir depois. Pode ingerir frio se preferir.

Posologia de 2 xícaras ao dia.

Chá verde com limão e gengibre

Você pode dar um gostinho diferente para sua bebida. O chá verde com limão e gengibre é boa  pedida e funciona como um super termogênico. Vale a pena conferir a receita:

Ingredientes:

  • 1 colher de chá verde
  • 1 xícara de água
  • Suco de meio limão
  • 2 lascas de gengibre ( médias)

Se você quiser mais facilidade pode usar o sache de chá verde, mas as folhas são infinitamente melhores, pois possuem mais propriedades benéficas.

Modo de preparo:

Ferva  a água e desligue. Adicione as folhas e o gengibre e deixe em infusão até amornar.  Depois coe e coloque o suco de limão. Beba em seguida.

Chá verde como tomar

O chá verde pode ser ingerido antes ou depois das principais refeições, ou seja, almoço e jantar.

Para aumentar a saciedade é melhor ingerir a bebida 20 minutos antes das refeições.

Para melhorar a digestão, tome o chá verde depois das refeições.

A posologia recomendada é de 2 xícaras ao dia.

Chá verde – Efeitos colaterais

O chá verde é natural, tem efeitos colaterais?

As plantas são usadas como remédios a milênios, como elas são capazes de ajudar na melhoria da saúde, também possuem suas reações adversas, e com o chá verde não é diferente. Confira:

  • Não deve ser bebido em jejum e em grande quantidade, pode ser tóxico;
  • Pode causar problemas estomacais em algumas pessoas;
  • Pode reduzir os níveis de testosterona nos homens;
  • Pode dificultar a absorção de ferro no organismo dando vazão para a anemia;
  • Aumenta pressão arterial;
  • Dores de cabeça;
  • Tonturas;
  • Diarréia;

Esses efeitos colaterais podem acometer as pessoas que fazem alta dosagem do chá verde, por isso, observe o seu organismo durante o consumo da bebida, se houver reações adversas, não use.

Chá verde – Contra indicações

Algumas pessoas não podem ingerir o chá verde ou devem consultar um médico para obter orientação, são elas:

  • Pessoas anêmicas;
  • Hipertensos;
  • Grávidas e lactantes;
  • Pessoas com problemas estomacais, não é aconselhado sua ingestão em caso de úlceras, gastrite e refluxo;

Pessoas que sofrem com algum problema de saúde devem buscar ajuda médica para saber se é aconselhado o uso do chá verde e de outras substâncias, mesmo que naturais. Cuide-se!

E aí, você usa esse chá? e pra você o chá verde emagrece mesmo? Nos conte!

Veja o artigo sobre o chá de moringa!

 

Tags

, , , , , ,