Coenzima q10 – Benefícios, Como tomar, Efeitos Colaterais e Contra Indicações

Jaqueline Dalla Corte

O interesse em saber sobre a Coenzima q10 e seus efeitos colaterais, benefícios e se ela emagrece tem trazido muitas pessoas a esse blog, por isso, eu resolvi falar um pouco mais desse assunto.
Coenzima q10 também é conhecido como Ubiquinona. Ela é uma quinona produzida pelo nosso próprio organismo, em especial nos órgãos como rins, coração, fígado e cérebro.
Ultimamente, é muito comum as propagandas sobre a coenzima q10 em forma de suplemento, isso acontece porque hoje as pessoas estão mais interessadas em buscar métodos de prevenção de doenças e melhoria da saúde.
A “saúde” é um assunto que está em alta, muitos médicos e profissionais do ramo tem divulgado os benefícios da suplementação de diversos minerais e vitaminais para garantir a boa saúde. A coenzima q10 está nessa lista, e não é por acaso.
Mas, por que tomar a coenzima q10?
O nível de coenzima q10 vai reduzindo em nosso organismo com os passar dos anos, por isso, é necessário suplementar.
A suplementação da coenzima q10 é defendida pelos médicos ortomoleculares, funcionais e terapeutas. Inclusive, essa prática é feita em todo mundo.
Você certamente já deve ter visto alguns hidratantes para o rosto de marca famosa com coenzima q10, pois é uma comprovação de que essa substância age na renovação das nossas células contra o envelhecimento precoce. Mas, seus benefícios vão além. Confira:
Quais são os benefícios da coenzima q10?
É importante salientar que todo suplemento deve ser aliado com um estilo de vida saudável para proporcionar os resultados esperados. Os principais são:
- A coenzima q10 ajuda na prevenção de doenças cardíacas;
- Auxilia no controle da pressão alta;
- Fornece mais energia para as tarefas diárias;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Auxilia na redução do colesterol;
- Ajuda diabéticos na estabilização do açúcar no sangue;
- Ajuda no tratamento de enxaquecas;
- Combate o envelhecimento precoce ajudando na hidratação na pele e no combate as rugas;
- Deixa os cabelos mais fortes;
- A coenzima q10 protege as células e previne o aparecimento de inúmeras doenças como Parkinson e Alzheimer;
- É um poderoso antioxidante que combate os radicais livres;
- Aumenta a fertilidade nos homens e nas mulheres;
- Ajuda nos casos de fibromialgia;
- Coenzima q10 emagrece
Sintomas da deficiência da coenzima q10
A redução da coenzima q10 no organismo começa após 30 anos. Geralmente não são sentidos sintomas, entretanto, podem ocorrer:
- Muita fadiga
- Dores e fraqueza muscular
Existem sérios estudos que apontam que muitos pacientes portadores de fibromialgia possuem deficiência de coenzima q10, por isso, a suplementação está sendo usada como alternativa para tratar as dores no corpo.
Coenzima q10 – Como tomar
Para saber a posologia ideal para cada pessoa, é importante consultar um médico Ortomolecular ou uma nutricionista funcional. As pesquisas apontam que até 100 MG diários são benefícios a saúde. Entretanto, existem algumas situações onde a posologia pode ser maior.
Quais os alimentos que contém coenzima q10?
Embora a quantidade de coenzima q10 seja pequena nos alimentos, vale a pena inseri-los na sua alimentação, pois se trata de itens saudáveis que conferem outras vitaminas e minerais importantes para a saúde. São eles:
- Atum
- Cavala
- Carne vermelha ( vaca)
- Carne de frango
- Sardinha
- Salmão
- Nozes
- Cereais
- Castanhas
- Abacate
- Folhas verdes escuras
- Brócolis
- Pistache
Coenzima q10 emagrece?
A coenzima q10 emagrece porque ela favorece a redução do açúcar no sangue, diminui o colesterol e dá mais energia para se exercitar. É uma forma de auxiliar o processo de emagrecimento.
Mas, não espere emagrecer somente ingerindo a coenzima q10 sem mudar os hábitos alimentares e fazer atividade física. Essas ações devem ser feitas em conjunto para garantir os resultados.
Coenzima q10 – Efeitos Colaterais
Não existem muitos relatos sobre Coenzima q10 e efeitos colaterais. Entretanto, é preciso avaliar o uso correto do suplemento já que essa substância ajuda a baixar a pressão e glicemia podendo dar alguma reação em portadores de hipoglicemia e pressão baixa.
Coenzima q10 – Contra indicações
Um pensamento muito equivocado das pessoas é pensar que por ser ” natural, não faz mal”. É um ledo engano partindo do princípio que se ele faz bem, pode fazer mal e não é indicado para todas as pessoas.
A coenzima q10 é contra indicada nos casos abaixo:
- Grávidas e lactantes
- Pessoas com hipersensibilidade a Ubiquinona
Pessoas que não são saudáveis devem procurar orientação médica antes de ingerir a coenzima q10 ou qualquer outro suplemento. Somente um profissional pode indicar a posologia correta para cada caso.
Vídeo sobre a coenzima q10
Diversos profissionais da saúde defendem a suplementação da coenzima q10. Assista o vídeo até o final.
Veja outros artigos sobre suplementação:
Você já usa alguma suplementação? Já conhecia a coenzima q10?