Como controlar a ansiedade

como controlar a ansiedade

Você sabe como controlar a ansiedade? Milhares de pessoas em todo mundo sofre com essa doença, eu posso falar com propriedade no assunto, pois sou portadora de Transtorno de Ansiedade Generalizada ( TAG).

A ansiedade que vou abordar aqui nesse artigo não se trata daquele simples nervosismo onde as pessoas dizem ” estou ansiosa para comer aquele bolo”, pois esse é um caso de emoção natural no ser humano.

Mas, quando isso se torna muito intenso, a ansiedade vira uma doença, um distúrbio chamado de Transtorno de Ansiedade Generalizada. Nesse artigo, você vai conhecer os sintomas, tratamentos e como controlar a ansiedade.

Sintomas da Ansiedade

Acredite, os sintomas desse distúrbio podem ser muito difíceis de enfrentar, é justamente por isso que a maioria dos portadores não sabe como controlar a ansiedade sozinhos e precisam aliar a medicação, terapias e outros meios para ajudar.

O transtorno de ansiedade generalizada pode dar sintomas psicológicos e físicos, confira:

Sintomas Psicológicos:

  • Nervosismo freqüente
  • Irritação
  • Problemas de insônia
  • Frio na barriga, aquela sensação que algo ruim vai acontecer
  • Medo excessivo de algumas situações

Sintomas físicos:

  • Falta de ar
  • Taquicardia
  • Dores do peito e no corpo
  • Dores musculares
  • Sudorese intensa
  • Náuseas
  • Dores de cabeça
  • Tremores

Muitos portadores de ansiedade buscam ajuda médica diante dos sintomas, pois a sensação é tão real que a pessoa realmente passa muito mal e precisa de algum conforto e muitas vezes a medicação.

Ansiedade X  Síndrome do pânico

É muito comum portadores de transtorno de ansiedade apresentarem síndrome do pânico, os principais sintomas são:

  • Respiração ofegante
  • Coração disparado
  • Sensação de morte
  • Tonturas
  • Vômitos e diarréias

O mal estar é realmente intenso que podem ser confundidos com infarto, isso é fato, pois já aconteceu comigo, os médicos me encaminharam rapidamente para a sala de eletrocardiograma. Mas, era  uma crise de ansiedade e pânico.

Esses sintomas podem aparecer diante de diversas situações como viagem de avião, fobia de lugares fechados, medo da água, fobia social, diante de dificuldades, situações de tensão e as vezes do NADA. Isso mesmo, o portador desse distúrbio pode até acordar de madrugada com esses sinais que tiram o sossego.

Mas, como controlar a ansiedade ? Existem diversas formas de tratamento, aquele que envolve o uso de ansiolíticos e anti depressivos é o mais comum entre a maioria dos médicos alopatas. Entretanto, a medicina natural tem demonstrado grande avanço em tratamentos alternativos.

Como controlar a ansiedade – Tratamento natural

Os medicamentos para ansiedade ( ansiolíticos e anti depressivos) são muito fortes e podem viciar o portador desse distúrbio. Existem terapias e remédios naturais que ajudam controlar a ansiedade e os ataques de pânico.

Vou falar um pouco da minha experiência. Eu já tentei fazer esses tratamentos pesados para controlar a ansiedade, mas pra mim não funcionou, eu ficava em um estado de alerta com esses medicamentos, alguns me davam até tremedeira.

A partir daí resolvi pesquisar como controlar a ansiedade de forma mais natural, desde então, eu já utilizei vários remédios naturais e tem me ajudado bastante. Mas, tudo com ajuda de profissionais da saúde, eu procuro terapeutas, psicólogos, médicos homeopatas e nutricionistas funcionais.

Alguns remédios naturais que podem ajudar, mas no meu caso foram indicados por profissionais da saúde. Não se automedique:

Atualmente, faço tratamento com o Argentum Nitricum e o Aconitum Napelus, também suplemento com o ômega 3.

Alimentação e exercício físicos também são importantes nesse processo de controle de ansiedade. Cereais integrais, frutas, água, folhas verdes escuras ( magnésio), alimentos ricos em tiamina ( carnes) e triptofano ( sementes de gergelim, banana, aveia) ajudam muito a driblar as crises.

Quem sofre de ansiedade deve evitar bebidas alcoólicas, cafeína, bebidas energéticas e outros alimentos que provocam o nervosismo.

Outras dicas que sigo para controlar a ansiedade é a técnica de respiração, quando percebo que estou ansiosa já inicio o processo.

É claro que o primeiro passo é identificar o que te deixa ansiosa. Os portadores de transtorno de ansiedade generalizada devem procurar ajuda de um profissional para controlar esse distúrbio.

Jamais pense que isso é uma frescura, é um problema que precisa de atenção.

Se você conhece alguém com transtorno de ansiedade generalizada compartilhe esse artigo e ajude no que você puder. Incentive seu familiar ou amigo a controlar a ansiedade buscando ajuda especializada.

Veja alguns alimentos que controlam a ansiedade.

Tags

, , , ,