Corpo inflamado, o que fazer para reduzir esse problema?


Você já ouviu falar em corpo inflamado?  A inflamação é um processo natural do organismo para defender o corpo de ataques de vírus, bactérias, lesões e de doenças.

O problema não é somente a inflamação em si, mas quanto tempo ela dura. O corpo inflamado é um grande risco à saúde, especialmente quando essa condição se torna ” crônica”.

No geral, uma inflamação caracterizada crônica pode ter uma duração de semanas, meses ou anos conferindo mais riscos no desenvolvimento de problemas cardíacos, diabetes, problemas hepáticos e câncer.

A obesidade é um fator de risco para a inflamação crônica, além das situações de estresse.

Sintomas do corpo inflamado

Na maioria dos casos, o corpo não dá sinais que está inflamado,  especialmente quando é uma condição crônica, no entanto, podem ocorrer inchaço, edema,  muitas dores e vermelhidão.

Lembrando que a inflamação pode ocorrer em diversas partes do corpo, como: Joelhos, garganta, costas, articulações, ouvido, entre outros.

Quais são os Alimentos inflamatórios?

O tratamento para a inflamação no corpo geralmente é feita com medicamentos. No entanto, os hábitos alimentares podem colaborar para que o corpo mantenha-se inflamado.

Os principais alimentos inflamatórios são:

  • Açúcar refinado puro ou vindo de bolachas, pães, massas e doces industrializados;
  • Farinhas brancas ( trigo e maizena);
  • Leite e laticínios;
  • Embutidos ( presunto,salame, mortadela, linguiça, salsinha);
  • Enlatados;
  • Carne vermelha;
  • Óleos vegetais;
  • Sobremesas em geral;
  • Refrigerantes;

O álcool e o sedentarismo também são grandes causadores da inflamação no corpo.

Alimentos que combatem a inflamação do corpo

Atividade física e boa alimentação são os grandes aliados para melhorar  a inflamação no corpo, pois existem alimentos que são antioxidantes responsáveis por combater os radicais livres que promovem o surgimento de diversas doenças.

O objetivo de consumir alimentos com poder anti-inflamatório é equilibrar o consumo de proteínas, carboidratos e gorduras em cada refeição.

É fundamental consumir todas as vitaminas e minerais que o organismo necessita diariamente.

Alguns estudos mostram que a redução de carboidratos simples podem diminuir de forma significativa a inflamação do corpo, especialmente em pessoas obesas e com síndrome metabólica.

Outro dado importante, é que dietas veganas também são potentes para melhorar essa condição.

Os alimentos que reduzem a inflamação do corpo são:

  • Peixes gordurosos ( anchova, sardinha, salmão, cavalinha)
  • Ômega 3
  • Oleaginosas ( nozes, amêndoas)
  • Chocolate amargo
  • Frutas
  • Legumes
  • Folhas verdes
  • Vinagre de maça
  • Canela, açafrão, gengibre
  • Chá verde
  • Cereais integrais
  • Sementes ( chia, linhaça, gergelim)
  • Abacate
  • Frutas secas
  • Azeite de Oliva

Uma vida saudável com bons hábitos alimentares,  boas noites de sono e a prática de atividade física podem ser o passo determinante para uma boa saúde.

O fato é que uma dieta voltada para alimentos que reduzem a inflamação do corpo podem melhorar de forma significativa os seguintes aspectos:

  • Dores nos joelhos e articulações;
  • Sintomas da artrite, lúpus e outras doenças auto imunes;
  • Controle da diabetes, colesterol e triglicerídeos;

Corpo inflamado, o que fazer?

Mudar a alimentação e priorizar os alimentos que são anti-inflamatórios é a melhor alternativa para ganhar mais saúde e ficar longe de doenças.

Além disso, é importante citar que as questões emocionais, como estresse e ansiedade também melhoram com um estilo de vida mais saudável, pois esse também é um dos motivos da inflamação crônica.

A alimentação anti-inflamatória auxilia nas dietas de emagrecimento, reduz as dores ocasionadas pelos processos inflamatórios e conferem melhor qualidade de vida para o indivíduo.

Agora, você tem inúmeros motivos para cuidar mais do que ingere.

Baixe gratuitamente a lista de 20 alimentos que aumentam a imunidade:

Tags

, , , , , ,