Diferença entre amora branca e amora vermelha ( negra)


Depois que as cápsulas de amora foram descobertas como grandes aliadas para combater os sintomas da TPM e também da menopausa as mulheres possuem muitas dúvidas, e uma delas é sobre a diferença entre a amora branca e amora vermelha.

É muito comum vermos em lojas de produtos naturais cápsulas de amora branca, cápsulas de amora miura ou simplesmente, cápsulas de amora. Mas, será que a maturação da fruta muda em alguma coisa para nossa saúde?

Qual é a diferença entre amora branca e amora vermelha?

O que você precisa saber é que todas as espécies de amoras são altamente ricas em vitamina C, antocianinas e os famosos flavonóides bioativos que fornecem uma abundante ação antioxidante.

A amora possui bastante proteína, fibras e água na sua composição, além disso, não podemos deixar de mencionar a riqueza em minerais como: Potássio, fósforo, magnésio, ferro, selênio, cálcio e vitaminas do complexo B, A, C, E e K.

As cores da amora podem variar de branco a vermelha ou negra como também é chamada. No entanto, não existe muita diferença entre amora branca e amora vermelha no quesito nutricional, ambas possuem seus benefícios.

Amora Branca – Nativa do Brasil

A amora branca é cultivada em beiras de rio e matas nas regiões do Sul e Sudeste do Brasil, no entanto, essa espécie é bem diferente daquela amora branca ( espécie japonesa) que dá em uma árvore alta.

Os frutos da capinuríba ( amora branca brasileira) são utilizados para fazer doces, geléias e sorvetes.

O poder curativo da amora branca é muito dissipado em nossa cultura, mas não existem estudos que mostram a diferença entre amora branca e amora vermelha nesse quesito. Entretanto, segundo alguns artigos na internet, foram encontrados relatos que a  amora vermelha ( Morus Nigra) possui uma quantidade maior de flavonóides.

Amora vermelha ( Morus Nigra)

Alguns chamam a amora de vermelha, outros de negra, mas na realidade, a amora tem uma cor única que fica no meio termo entre vermelha e preta. Ela pode ser consumida in natura, em forma de geléias e doces, o seu fruto é um pouco ácido e muito suculento.

A vantagem da amora é seu baixo teor calórico, sendo ideal para dietas de emagrecimento.

A amora vermelha ou negra floresce em vários estados brasileiros como: Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande de Sul que foi o pioneiro no Brasil a cultivar a fruta.

Benefícios da amora para a saúde

Como visto acima, ainda não foram encontradas grandes diferenças entre amora branca e amora vermelha, entretanto,  a vermelha ( negra) demonstrou maior quantidade de flavonóides que fazem muito bem a saúde do coração e também previnem o câncer.

Na medicina natural, as propriedades de ambas as amoras são largamente utilizadas para:

  • Aliviar sintomas da TPM ( cólicas, mal estar e fores de cabeça);
  • Redutor dos sintomas da menopausa ( funciona como um regulador hormonal natural);
  • Possui efeito antioxidante e desintoxicante prevenindo a ação dos radicais livres;
  • Auxilia portadores de pressão alta, colesterol alto e diabetes a miminizar os sintomas;
  • A fruta é fonte de vitaminas e minerais que promovem a boa saúde;
  • Possui baixo índice glicêmico;
  • As frutas possuem baixas calorias;
  • Reduz risco de AVC;
  • Ajuda no processo de emagrecimento;
  • Reduz riscos de câncer e doenças do coração ( amora vermelha);

Tanto o consumo da fruta como do chá de amoreira podem trazer grandes benefícios para a saúde. Atualmente, existem cápsulas de amora que facilitam a ingestão diária e promovem os mesmos benefícios.

Segundo relato de muitas mulheres, de fato as cápsulas de amora ajudam muito a combater os sintomas da TPM e menopausa, inclusive, é muito receitado pelos médicos.

Espero que você tenha tirado todas as dúvidas sobre a diferença entre a amora branca e amora vermelha!

 

 

Tags

, , ,