Dificuldade para emagrecer mesmo fazendo dieta

dificuldade para emagrecer mesmo fazendo dieta

Você é daquelas que vive de dieta? Come certinho? Pratica exercícios físicos? Toma todos os chás emagrecedores que existem e mesmo assim tem dificuldade para emagrecer mesmo fazendo dieta ? Além de ser uma grande frustração é preciso ficar atenta na saúde.

Essa dificuldade para emagrecer mesmo fazendo dieta pode ser sintoma de alguma doença oculta. Nesse artigo, vamos abordar possíveis razões que podem atrapalhar o seu processo de emagrecimento. Confira:

5 problemas de saúde que causam dificuldade para emagrecer mesmo fazendo dieta

Antes de mais nada, é preciso dizer que cada pessoa possui um organismo diferente, portanto, para um diagnóstico correto é preciso buscar ajuda de um médico especializado. Geralmente, o profissional indicado é o endocrinologista, ele solicita os exames e aplica o tratamento para doenças metabólicas.

1- Problemas na tireóide

Dificuldade para emagrecer mesmo fazendo dieta é realmente desanimador, mas calma, é preciso avaliar se realmente você tem algum problema antes de se desesperar.

A sua tireóide pode estar inativa, essa condição de saúde é chamada de Hipotireoidismo, mas somente alguns exames de sangue poderão comprovar esse diagnóstico. Os sintomas são: Pele muito seca, dores nas articulações, unhas fracas, queda de cabelo, problemas intestinais, muito cansaço e depressão.

Existe tratamento medicamentoso para o problema.

2- Síndrome dos Ovários Policísticos

Nessa condição, os hormônios ficam desregulados e mudam o trabalho do pâncreas fazendo com que ele produza mais insulina o que pode gerar diabetes tipo 2. A sensação de fome aumenta e a mulher passa ter uma resistência maior a perda de peso e tem dificuldade para emagrecer mesmo fazendo dieta.

Fique tranquila, existe tratamento para controlar a síndrome.

3- Alergia alimentar

Outra questão que pode causar dificuldade para emagrecer mesmo fazendo dieta é a intolerância alimentar. Isso acontece porque o corpo tem uma forte reação quando alimentos não são digeridos de forma correta, desse modo, podem responder como inchaço, intestino preso, dores de cabeça, muita fadiga e a desaceleração do metabolismo.

Faça exames para saber se você é alérgica a alguma substância, isso vai ajudar a montar uma dieta mais equilibrada.

4- Estresse

O excesso de preocupação causa dificuldade para emagrecer mesmo fazendo dieta?

A resposta é SIM. Isso porque o organismo libera  o cortisol, um hormônio que baixa o metabolismo fazendo com que seu corpo gaste menos energia. Além disso, aumenta sua vontade de comer carboidratos.

Nesse caso, crie uma rotina de exercícios físicos para se livrar do estresse e voltar a emagrecer.

5- Dormir pouco impede o emagrecimento

Dormir mal faz o cortisol subir e diminuir a leptina responsável pela saciedade, ou seja, você come mais, porque sente mais fome, o cortisol alto desacelera o metabolismo fazendo com que seu organismo gaste menos calorias.

A palavra de ordem é dormir bem para eliminar a dificuldade para emagrecer.

Emagrecer envolve um conjunto de fatores, são eles: Ter uma alimentação saudável, fazer exercícios físicos, dormir bem, se livrar do estresse e fazer os exames laboratoriais rotineiramente. Cuide-se!

 

Tags

,