Doenças de pele no verão – Conheça as principais


Quando chega a estação mais quente do ano, as pessoas ficam agitadas para aproveitar  a piscina, praia e o sol, entretanto, esquecem que existem muitas doenças de pele no verão.

As principais causas do aparecimento das doenças de pele no verão são justamente  a alta exposição a umidade, sol, areia e também as piscinas. Por isso, nessa época do ano, a pele merece atenção especial para evitar que alguns desses problemas estraguem as suas férias.

Usar filtro solar diariamente, se secar bem depois de sair da água e não andar descalço são algumas medidas que podem ser tomadas para evitar essas condições, segundo dizem alguns especialistas.

5 principais doenças de pele no verão

É importante ter o conhecimento das doenças de pele nessa época do ano, desse modo, você pode se proteger, caso pegar algumas delas, procure orientação de um profissional dermatologista.

Confira quais são as afecções de pele mais comuns e como evitá-las:

1- Micoses

Essas são infecções que podem atingir a pele, unhas e cabelos, elas são causadas por fungos que adoram o calor e a umidade. Pessoas que estão com o sistema imunológico em baixa, estão mais suscetíveis a esse tipo de problema.

Essa doença de pele pode acometer pessoas de todas as idades.

Como evitar– Secar bem o corpo depois dos banhos, especialmente regiões onde ficam as dobras. Use chinelos, não ande descalço em ambientes públicos.

Além disso, no verão, evite ao máximo calçados  sem ventilação, pois o risco de adquirir micose nas unhas dos pés aumentam bastante.

2- Manchas no rosto

Essa não chega a ser uma doença de pele no verão, no entanto, ela pode causar muitos danos a pele, especialmente no que tange o envelhecimento precoce, aparecimento de rugas, manchas senis e melanoses.

No entanto, o excesso de exposição solar  pode perfeitamente acarretar consequências graves na pele. Cuidado!

Como evitar: Use filtro solar, mesmo com ele, não é indicado ficar horas e horas tomando sol. Nos horários entre 10:00 e 16:00, os raios solares são mais perigosos, portanto, redobre a atenção.

3- Acnes

Muitas pessoas sofrem com o aparecimento de acnes nessa estação, isso acontece porque a oleosidade da pele aumenta com o suor e o uso do filtro solar.

Como evitar – Lave o rosto 3 vezes por dia com um sabonete indicado para sua pele, use tônicos de limpeza  e dê preferência para filtro solar com efeito mate, sem oleosidade. Já existem alguns protetores em géis também que podem ser ideais.

4- Bicho Geográfico

Muito comum em praias onde os cães e gatos circulam livremente. O bicho geográfico na verdade é um parasita encontrado em fezes de animais doentes, ele leva esse nome porque quando em contato com a pele que possui algum ferimento, ele se estabelece e anda, deixando marcado o seu caminho.

Essa é uma doença de pele no verão que causa muitas buscas em postos de saúde, pois a pessoa acometida deve tomar medicamentos como antiparasitários para matar o parasita.

Além do vermelhidão no local, o bicho geográfico deixa sinais na pele que parecem um mapa. A coceira é insistente e incomoda muito.

Como evitar– Não andar descalço em areias de praia, não sentar diretamente na areia sem proteção. Se tiver alguma abertura na pele, é importante fazer um curativo antes de ir a praia.

5-  Herpes Labial

Se não bastasse a exposição solar em excesso, o verão também instiga as pessoas a beberem mais álcool e comer alimentos fritos que acabam baixando a imunidade. Desse modo, infecções virais como a herpes podem aparecer causando bolhas que doem bastante.

Os sintomas da herpes demoram até duas semanas para desaparecer, é necessário usar pomadas e remédios anti virais para tratar.

Como evitar – Como esse vírus aparece comumente quando a imunidade está  baixa, uma das únicas formas de impedir que isso aconteça é ter uma alimentação saudável, com menos frituras, carboidratos e doces, além de não exagerar no sol e nas bebidas alcoólicas.

Vai para a praia ou piscina nesse verão?

Agora que você já conhece as principais doenças de pele no verão. Cuide-se e aproveite a estação mais animada do ano.

Me siga no insta e no Facebook

 

Fonte de referência de conteúdo

SPDM – https://www.spdm.org.br/saude/noticias/item/2884-as-principais-doencas-de-pele-no-verao

Sociedade Brasileira de Dermatologia – http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-verao/

Tags

, , ,