Doenças que podem surgir na Menopausa


Depois dos 45 anos de idade a mulher pode entrar na menopausa a qualquer momento. Isso significa que ela não vai mais menstruar todos os meses, para algumas, isso é sinônimo de ” liberdade”, entretanto, é preciso enfatizar que alguns de problemas de saúde podem surgir nesse período.

As doenças que podem surgir na menopausa se instalam devido as alterações hormonais que o corpo da mulher é submetido nessa época. Além disso, precisamos citar que os incômodos gerados nessa fase com sintomas desagradáveis tornam esse momento difícil para 80% do público feminino.

Confira as doenças que podem surgir na menopausa!

O conhecimento pode nos ajudar a cuidar melhor da saúde e buscar alternativas para que essas doenças não se instalem.

Saiba quais são elas:

Pólipos Uterinos e Cervicais

Esse tipo de problema é mais comum em mulheres que fazem reposição hormonal e naquelas que não tiveram filhos.

No geral, os pólipos uterinos causam sintomas como: Sangramento após a relação sexual e muita dor pélvica.

O tratamento é feito com medicamentos e alguns casos, é necessário intervenção cirúrgica. Raramente os pólipos uterinos viram câncer.

Com relação aos pólipos cervicais, eles não costumam causar sintomas, são diagnosticados através de exames de rotina ( papanicolau). O tratamento é embasado na sua retirada através de anestesia local em clínica ou hospital.

Cisto de mama

O aparecimento de caroços na mama é uma das doenças que podem surgir na menopausa. A própria mulher pode observar a alteração com o auto exame, em alguns casos, é diagnosticado em exames de rotina de ultrassom.

Quando o nódulo for muito grande e tiver dolorido, é necessário realizar uma biópsia para avaliação da gravidade. É importante salientar, que nem todos os caroços são câncer, por isso, a mulher precisa de acompanhamento de um ginecologista ou mastologista nessa fase.

Cisto de ovários

Essa é uma condição bastante comum nas mulheres, é causado pelas alterações hormonais. Raramente são malignos, caso sejam, devem ser retirados por laparoscopia.

Prolapso Uterino

Mulheres que tiveram mais de um parto normal podem sofrer com a descida do útero, incontinência urinária e dor no ato sexual. O prolapso uterino se caracteriza pelo enfraquecimento do músculo pélvico que também pode ser causado pela baixa de estrogênio.

O problema é resolvido com o reposicionamento do útero ou a retirada do mesmo.

Câncer de mama, colo do útero, ovários, vagina e endométrio

Entre as doenças que podem surgir na menopausa estão esses tipos de câncer. A causa é o desequilíbrio hormonal. Geralmente, os principais sintomas são: Dor ao urinar, sangramento vaginal fora do período menstrual  e dor durante as relações sexuais.

Quando o câncer for na mama, é comum o aparecimento de caroço no seio, alterações na aparência do mamilo  e saída de líquido.

O tratamento vai depender da região afetada, intensidade e outros fatores que devem ser avaliados pelo ginecologista.

Osteoporose

Com a queda da produção hormonal, outra doença que pode surgir na menopausa é a osteoporose. Nessa fase, o corpo feminino tem dificuldade de reter o cálcio, ocasionando o enfraquecimento dos ossos.

O tratamento engloba uso de suplementos orais com cálcio e vitamina D.

Geralmente, quando as mulheres descobrem essa condição, a situação está avançada, pois se trata de uma doença silenciosa. Por isso, é ideal realizar o exame de desintometria óssea para prevenir o problema.

Hipertensão arterial

O aumento da pressão arterial também é comum nessa fase, é essencial acompanhar para não se tornar um quadro de hipertensão que necessite de acompanhamento e medicamentos contínuos.

Segundo os especialistas, os riscos cardiovasculares aumentam na mulher com menopausa, não somente com a hipertensão, mas diabetes, colesterol, obesidade e demais questões que envolvem o histórico familiar.

Considerações finais:

As doenças que podem surgir na menopausa tem chances de serem evitadas pela mulher se ela tiver um acompanhamento precoce com o ginecologista. Além disso, somente ele poderá identificar a necessidade de fazer reposição hormonal.

Portanto, fique atenta aos primeiros sinais da menopausa que são: Menstruação irregular, aumento na produção de suor, ondas de calor, cabelos ressecados, ausência de menstruação por 12 meses seguidos, suores noturnos, secura vaginal e diminuição da libido.

Procure um ginecologista e mantenha os exames em ordem para reduzir os riscos dessas doenças.

 

Leia Também:

Sintomas da menopausa

Alimentos que diminuem os calorões da menopausa

 

 

 

Tags

, , , ,