Exames de rotina feminino que devem ser feitos em cada faixa etária !


A mulher deve começar a fazer os primeiros exames de rotina feminino assim que iniciar a vida sexual. Antigamente, os médicos diziam que à partir dos 20 anos era o mais recomendado, no entanto, atualmente, a mulher começa bem mais cedo a ter relações que exigem recomendações de prevenção à saúde.

Até os 60 anos de idade, é fundamental que a mulher conheça quais são os exames de rotina feminino que ela deve fazer anualmente. É uma forma de prevenir inúmeras doenças, inclusive o câncer de mama  e no órgão reprodutor ( colo de útero, ovários e endométrio).

Exames check up geral feminino

Alguns profissionais da saúde enumeram os exames check up geral feminino no âmbito ginecológico por faixa etária. Confira:

– Mulheres com menos de 20 anos:

Nessa faixa etária é importante que a adolescente visite um ginecologista para obter orientações com relação a prevenção de gravidez, cuidados íntimos para não pegar nenhuma doença sexualmente transmissível, uso de preservativos, sabonetes íntimos, entre outros.

No geral, o médico solicita exames de sangue corriqueiro como: Colesterol, triglicerídeos e vitaminas.  Em  casos de dores na região, pode ser realizado uma ultrassom pélvica.

Somente se a mulher já começou a vida sexual, é solicitado o papanicolau e o ultrassom vaginal para prevenção do câncer de colo de útero.

– Mulheres dos 20 aos 35 anos:

São solicitados exames de papanicolau, transvaginal, ultrassom das mamas e alguns exames de sangue.

Para mulheres que desejam engravidar, pode ser solicitados exames hormonais de fertilidade.

– Mulheres de 35 anos até a menopausa:

Todos os exames já citados devem se repetir ( papanicolau, transvaginal, ultrassom de mamas) e após os 40 anos, a mamografia.

– Mulheres na Menopausa:

Nesse período ocorrem muitas alterações hormonais, portanto, exames como papanicolau, transvaginal, ultrassom de mamas e mamografia devem continuar. Além disso, são realizados testes hormonais para avaliar se existe a necessidade de fazer reposição.

Exames hormonais ginecológicos

Os exames hormonais ginecológicos podem determinar a menopausa, além dos sintomas como: Ondas de calor, ausência de menstruação, exames de urina e outros.

O principal exame hormonal que indica se a mulher está na pré ou menopausa é o FSH ( Hormônio Folículo Estimulante), quando ele está elevado pode indicar que os ovários não estão trabalhando suficientemente, o que indica a entrada na menopausa.

Outros exames hormonais ginecológicos solicitados também são: Estradiol, LH, prolactina, testosterona, cortisol e Beta HCG.

As visitas ao médico durante a menopausa geralmente são mais frequentes, pois a mulher precisa fazer mais exames e acompanhar a questão hormonal, pois é nessa fase que muitas doenças podem se desenvolver.

Clique aqui e saiba quais as doenças podem acometer as mulheres na menopausa!

O diagnóstico do climatério só é dado depois de constatar a ausência menstrual no período de 12 meses, bem como a avaliação de todos os exames hormonais.

É fundamental lembrar que a menopausa não é uma doença, é uma fase natural da vida que precisa ser encarada de uma forma mais otimista. Os cuidados com a saúde devem redobrar nessa etapa, além disso, muitas mulheres relatam que não tiveram os sintomas desagradáveis.

Conheça quais são os sintomas da menopausa!

 

 

Tags

, ,