Fluoxetina emagrece? Vale a pena tomar esse medicamento?


Existem muitas pessoas com dúvida se a fluoxetina emagrece. Na realidade, esse medicamento é usado para casos de depressão e ansiedade, em algumas situações, também é utilizado no tratamento de transtornos alimentares como a bulimia e também para tratar problemas relacionados a menstruação.

Em suma, a fluoxetina é um antidepressivo, entretanto, existem algumas pessoas que usam esse fármaco para emagrecer.

Mas, a fluoxetina emagrece? A bula do medicamento diz que um dos efeitos pode ser o emagrecimento, entretanto, em algumas pessoas, ele também pode causar o aumento de peso.

A fama de que ele emagrece é por conta do seu mecanismo de ação, a fluoxetina é um inibidor seletivo de receptação de serotonina, age disponibilizando esse neurotransmissor por mais tempo para os neurônios fazendo com que os pacientes tenham uma melhora significativa no humor, sono e no controle de apetite.

Fluoxetina emagrece?

A maioria dos pacientes que ingerem a fluoxetina afirmam que o medicamento reduz o apetite, especialmente a vontade de comer por gula. Sendo assim, a fluoxetina emagrece aquelas pessoas que comem mais por causa da ansiedade.

Uma pouca porcentagem dos pacientes afirma o aumento do apetite, especialmente quando o médico indica uma dosagem específica para combater a bulimia.

No entanto, o objetivo da fluoxetina não é o emagrecimento. O medicamento só deve ser administrado em pessoas que precisam tratar outras condições de saúde como:

Como tomar a fluoxetina?

Não existe uma forma exata de como tomar a fluoxetina, pois a administração vai depender do problema tratado. Somente o médico pode indicar o melhor horário.

A fluoxetina é vendida em várias dosagens que variam de 20 a 60 mg. A bula traz as seguintes informações:

  • Para depressão é indicada a dosagem de 20 mg ao dia;
  • Bulimia: 60 mg;
  • Transtorno Obsessivo Compulsivo: de 20 a 60 mg ( conforme indicação médica);
  • Transtornos menstruais: 20 mg

Somente um médico deve avaliar a dosagem correta do medicamento para cada caso.

Fluoxetina dá sono?

Em alguns casos, a fluoxetina da sono. Esse é um dos efeitos colaterais do medicamento, por isso, é essencial informar ao médico para ele avaliar  o melhor horário de ingerir a fluoxetina.

Algumas pessoas que se sentem sonolentas, ingerem o medicamento a noite, pois podem se sentir indispostas durante o dia.

Para alguns pacientes, a fluoxetina causa um efeito ao contrário atrapalhando o sono, nesses casos, o médico pode orientar a ingestão do medicamento pela manhã.

A fluoxetina tem reações adversas diferentes em cada pessoa com relação ao sono, por isso, ao perceber alterações, informe ao seu médico.

Fluoxetina altera a menstruação?

Muitas mulheres relatam que a fluoxetina altera a menstruação, algumas dizem que atrasa, adianta e dá uma bagunçada no ciclo menstrual.

No geral, os medicamentos psiquiátricos e neurológicos podem afetar o ciclo menstrual, esse é um dos efeitos colaterais que pode atingir algumas mulheres, mas não é uma regra.

Essas alterações podem incluir: Ausência de menstruação, redução do sangramento, aumento do sangramento e menstruação fora do período.

É essencial informar ao seu médico caso essas alterações menstruais persistirem, certamente ele vai avaliar a continuidade do tratamento ou fará algumas alterações.

Vale a pena tomar a fluoxetina para emagrecer?

Caso a sua pergunta seja somente se a fluoxetina emagrece, talvez é interessante avaliar o uso desse medicamento melhor. Pois , ele não foi desenvolvido para esse fim, mas, para tratar problemas psiquiátricos.

A fluoxetina pode carregar muitos efeitos colaterais como:

  • Náuseas
  • Tremores
  • Alterações no sono
  • Irritabilidade
  • Palpitações
  • Visão turva
  • Falta de memória
  • Redução da libido
  • Diarréia

Além disso, não são todas as pessoas que podem ingerir a fluoxetina, especialmente as que possuem problemas renais, hepáticos e glaucoma. Verifique com o médico se você pode ou não tomar medicamentos psiquiátricos.

A fluoxetina, assim como qualquer classe de medicamento para essa finalidade deve ser ingerida quando não há outra forma de tratamento.

Se você quer emagrecer, é importante mudar o seu estilo de vida e começar a seguir:

  • Uma alimentação balanceada
  • Fazer atividade física

Você pode ingerir algumas cápsulas naturais para acelerar o metabolismo e aumentar a queima de gordura. Eles são desenvolvidos com componentes que não fazem mal a saúde e ainda promovem um verdadeiro detox no organismo.

Clique na imagem abaixo para saber mais:

 

Tags

, , , ,