Gravidez aos 40 anos é perigoso?


Com a correria da vida e os anseios profissionais da mulher é cada vez mais comum elas terem filhos mais tarde. Mas, será que a gravidez aos 40 anos é perigoso?

Antigamente, ter filhos depois dos 35 anos era algo impensável, pois a maioria das mulheres eram educadas para casar e ser mãe o mais cedo possível. Algumas, começavam com 15 anos, outras com 20, 25. Acima disso, já era considerado um pouco anormal.

Nos tempos atuais,  ” ser mãe” não é o desejo de todas as mulheres, algumas abdicaram disso e se dedicam ao trabalho e a vida a dois. Para aquelas que sentem que está faltando algo, resta a vontade de ” ter um filho” e a dúvida se  a gravidez aos 40 anos é  perigoso.

De acordo com os especialistas, os riscos realmente existem, no entanto, é preciso lembrar que a medicina têm avançado dia a pós dia, fator que reduz o impacto das complicações para a mulher e para o feto.

Gravidez aos 40 anos é perigoso? Quais são os riscos?

As chances da mulher engravidar depois dos 40 anos é bastante reduzida quando comparada com os 20 anos, pois, quando mais jovem, o corpo da mulher prioriza os óvulos em melhores condições.

Embora, muitas mulheres conseguem engravidar depois dos 40 anos de forma natural, a gestação deve ser acompanhada de uma forma mais rigorosa para evitar complicações.

Os riscos da gravidez aos 40 anos são:

  • Gravidez aos 40 anos é perigoso para o feto, que pode desenvolver cromossomopatias como a síndrome de down;
  • A mulher tem mais chances de desenvolver a diabete gestacional;
  • Maiores probabilidades de doenças tromboembólicas ( embolia, varizes e alterações cardiovasculares);
  • A pressão pode oscilar bastante, conferindo risco de eclampsia;
  • Pode ocorrer o abortamento;
  • Risco do bebê nascer antes da hora;

Mas, esse campo sempre tem novas descobertas e alguns pesquisadores da Universidade de Adelaide notaram que os riscos da gravidez  aos 40 anos reduziram bastante quando a técnica utilizada foi a ” reprodução assistida“.

De acordo com eles, os bebês tiveram bem menos deficiências congênitas do que aqueles que foram concebidos de forma natural.

Ainda segundo eles, a gravidez depois dos 40 anos não traz somente riscos, mas  pode ser muito vantajosa para a mulher, especialmente a nível de saúde mental e pós menopausa.

Nas pesquisas realizadas, foram percebidas que as mulheres que foram mães depois dos 40 anos conseguem ter mais atenção, planejamento, memória e velocidade na 3ª idade.

Clique aqui e veja mais detalhes sobre os riscos da gravidez aos 40 anos!

Cuidados na  gravidez aos 40 anos

Sabendo que a gravidez aos 40 anos é perigoso, é fundamental os cuidados com a saúde, pois a mulher possui mais chances de desenvolver problemas como pressão alta, diabetes e outros.

Antes de engravidar, é essencial buscar orientação médica para checar a saúde, pelo menos 3 meses antes. Geralmente o acompanhamento de pré natal em gestantes com mais de 40 anos é mais intenso quando comparado a uma de 20 anos.

As consultas são mais constantes e os exames mais específicos.

Alem disso, é importante  a consulta com uma nutricionista para montagem de um cardápio nutritivo para fortalecer a saúde da gestante e ajudar no desenvolvimento do bebê.

Em suma, a gravidez aos 40 anos é perigoso, especialmente se a mulher não tem um acompanhamento médico preciso. Antes de gerar um vida, faça exames e saiba se o seu organismo está preparado para isso.

Caso  a saúde esteja em dia e o médico liberou, então, que seja bem vinda uma nova vida para fazer  a família ainda mais feliz!

Tags

, , ,