Ilha Grande – Onde fica?


Ilha Grande pertence ao município de Angra dos Reis no sul do estado do Rio de Janeiro, é um lugar paradisíaco dono de uma beleza intocável.

Água cristalinas, com coloração as vezes azul, outras verde. É um passeio e tanto para curtir a natureza.

Eu já conhecia Angra dos Reis, mas não tinha ido a Ilha Grande, mas em Janeiro de 2019 enfim, fomos até o local.

Como chegar em Ilha Grande?

Ilha Grande não possui automóveis e também não existe a possibilidade de chegar por terra, somente por embarcações. Existe 3 cais de onde partem os barcos, são eles:

  • Vila do Abrão ( onde há muitas pousadas)
  • Angra dos Reis ( para quem está em São Paulo, esse fica mais perto)
  • Vilarejo de Conceição de Jacareí ( mais próximo para quem está na capital do RJ), esses turistas também pode optar em pegar o barco na cidade de Mangaratiba

Turistas que saem de São Paulo, como foi o meu caso, podem chegar a esses pontos de partida de carro ou de ônibus. De carro, leva umas 4 horas, de ônibus, cerca de 6 horas.

O ideal é ir com pouca bagagem, na realidade, em Ilha Grande você vai usar somente roupas de banho e trajes leves, pois é um lugar para relaxar. Geralmente, no estacionamento de desembarque até o lugar onde pega o barco, tem uma caminhada de 20 minutos, mas, você pode pegar um táxi até o cais.

Observe os horários de saída dos barcos que fazem a travessia, existem opções de lanchas e catamarã, você pode comprar pela internet.

Fizemos a travessia de Angra de Reis para Ilha Grande de catamarã e foi bastante tranquilo. A compra é feita de ida e volta, assim, você já deixa garantido os horários.

Confira informações de horários das barcas aqui: (https://www.ilhagrande.com.br/como-chegar/horarios-para-abraao/)

O que fazer em Ilha Grande?

Ilha Grande tem aproximadamente 100 praias e muitas trilhas para os aventureiros curtir. Uma excelente ideia é aproveitar a viagem para conhecer outros pontos, como Angra dos Reis e a Vila do Abrão.

Pontos que você não deve deixar de ir:

  • Praia do aventureiro – Reserva biológica, tem campings por lá, mas pelo que ouvi é necessário pegar uma autorização para se hospedar lá. Eu só fiz um bate e volta.
  • Praia do Lopes
  • Lagoa azul
  • lagoa verde
  • Praia dos rios
  • Praia do Caxadaço
  • Praia da feiticeira, tem uma cachoeira
  • Praia da Paranóica – De um lado é rio e outro mar formando uma piscina natural maravilhosa

A relação completa de atração você encontra aqui: (https://www.ilhagrande.com.br/atrativos/)

Quanto tempo ficar em Ilha Grande?

Ilha Grande é um daqueles destinos perfeitos para relaxar entre família e amigos, não há nada que lembre o agito das grandes cidades, inclusive, é importante você levar dinheiro em espécie para pagar as despesas nas pousadas e de alimentação, pois em determinados lugares, as máquinas de cartão de crédito não funcionam.

Eu passei 3 dias em Ilha Grande, pois acompanhei meu marido e seus amigos em  mergulho, inclusive, muitos vão para  lá com esse objetivo.

Todavia, se o seu objetivo é descansar, pode ficar mais e curtir as belezas naturais que esse paraíso tem a oferecer.

Onde se hospedar em Ilha Grande?

Existem muitas opções de pousadas em Ilha Grande, desde mais simples, até mais rebuscadas. Para aqueles que gostam de aventura, tem os campings.

Ilha Grande atende o objetivo de diversos tipos de viagens, desde as românticas, esportivas e de descanso. No entanto, se você gosta de vida urbana, esse não é o lugar.

No site oficial da Ilha tem algumas opções de hospedagem, clique aqui e vá para o fim da página para conferir: https://www.ilhagrande.com.br/hospedagem/

Eu particularmente, gostei muito de Ilha Grande, pois eu prefiro curtir praia tranquila, com águas mornas, transparentes e paradisíacas. A natureza foi muito generosa nesse lugar, vale a pena conhecer!

 

 

 

Tags

, , , ,