Magnésio – Para que serve – Conheça esse mineral!

Magnésio – Para que serve? Essa é uma pergunta recorrente das pessoas que ainda não conhecem os benefícios desse mineral incrível. O magnésio é um mineral muito importante para o organismo humano, no ranking dos mais importantes ele ocupa a segunda posição, seguida pela potássio. O nosso corpo possui uma média de 28 miligramas de magnésio distribuídos pelos ossos, tecidos e músculos.

Esse artigo sobre o “Magnésio – Para que serve” vai ajudar você entender a importância desse mineral no corpo humano. No entanto, não se automedique, para suplementar, procure ajuda de uma nutricionista.

Tipos de magnésio

Primeiramente, você precisa saber que existem vários tipos de magnésio. Os  principais são:

Cloreto de Magnésio – Formado por magnésio e cloro, é um suplemento utilizado para suprir a falta do mineral no organismo e serve para tratar inúmeras doenças;

Magnésio citrato – Indicado para pessoas com intestino preso, também previne doenças cardiovasculares;

Magnésio quelato–  Quando o mineral é ligado a algum aminoácido. Ele pode ser dividido em:

  • Magnésio glicina- Suplementação
  • Magnésio Glicil Glutamina – Uso para praticantes de atividade física
  • Magnésio dimalato – Melhora funções cardiovasculares
  • Magnésio treonato- Trata questões neurológicas

Magnésio – Para que serve? 10 principais benefícios desse mineral

São inúmeros problemas de saúde que podem ser tratados ou evitados com esse mineral, entre eles:

  • Fortalece os ossos e dentes;
  • Previne a diabetes;
  • Melhora a função cardiovascular;
  • Melhora a contração e relaxamento dos músculos;
  • Reduz os radicais livres ( evita doenças e o envelhecimento precoce);
  • Ajuda a diminuir a pressão alta;
  • Melhora a função dos rins;
  • Atua como calmante melhorando problemas no sistema nervoso;
  • Equilibra o PH do organismo;
  • Previne infecções;

Magnésio alimentos – Quais possuem esse mineral?

Agora que você já sabe sobre o Magnésio – Para que serve , está na hora de consumir mais alimentos ricos desse mineral, entre eles estão:

– Beterraba, amendoim, castanhas, espinafre, avelãs, semente de girassol, banana prata, aveia, semente de linhaça, semente de gergelim, feijão, abacate, leite, iogurtes.

Conforme já citado acima, a suplementação sempre é bem vinda quando orientada por um profissional da saúde especializado.

Quantidade recomendada de magnésio

Um adulto precisa consumir em média 310 a 420 MG de magnésio por dia. Existem alguns sintomas que podem acometer as pessoas com falta desse mineral, são eles:

  • Pressão alta;
  • Diabetes;
  • Câimbras;
  • Fadiga e sono;
  • Falta de memória;
  • Problemas cardíacos;

 Magnésio exame – Como saber se estou com falta desse mineral?

O nome do exame é magnesemia MG, é feito através da coleta de sangue. O paciente deve ficar 3 horas em jejum, em alguns laboratórios, essa medida pode ser dispensada. Alguns medicamentos devem ser suspensos antes de fazer o exame, como vitamina D, remédios para diabetes e analgésicos. É importante consultar o laboratório sobre isso.

Em alguns casos, o médico pode solicitar os números de magnésio na urina.

Existem malefícios do magnésio?

É importante saber para que serve o magnésio, no entanto, é preciso ficar atento aos efeitos colaterais da suplementação. É por isso, que um profissional nutricionista deve ser consultado.

  • Pessoas que possuem mal estar gástrico ou intestino irritável podem sofrer com o efeito laxante do mineral;
  • Pessoas que sofrem com problemas renais devem cuidar com o excesso do mineral;
  • Pessoas em tratamento com antibióticos não podem consumir magnésio;

Fique de olho nos sinais que o seu corpo mostra e procure um médico para avaliar a sua saúde.

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