Manchas brancas nas unhas – O que pode ser?

Manchas brancas nas unhas

As manchas brancas nas unhas são muito comuns e podem aparecer tanto em mulheres como em homens. Elas são chamadas de leuconíquias e são na unha mesmo, no entanto, existem outros tipos de manchas brancas nas unhas que podem ser doenças de pele  ( leito da unha), porém essas, ficam embaixo da unha, por isso, não se trata no mesmo problema.

Nesse artigo, vamos falar sobre as manchas brancas (leuconíquias), suas causas, tipos e formas de tratamento. Confira!

Causas das manchas brancas nas unhas

Você já deve ter ouvido falar que mancha branca nas unhas é falta de vitamina, pode ser, mas não é só isso.  Quando a mancha está na unha (leuconíquias) geralmente é por causa de traumas que as unhas são submetidas como por exemplo: Digitadores, costureiras, donas de casa, empregadas domésticas, músicos e outras profissões que repetem muito as atividades que afetam as unhas.

Outro fator, é a agressão a cutícula, não podemos ficar cutucando embaixo da unha, isso faz com que ocorram modificações na estrutura da unha como riscos, depressões, valas e manchas brancas. Esses machucados também podem ser causados na hora em que você faz a unha, a matriz da mesma é atingida e ocorre esse problema.

Deixar a unha muito tempo pintada, sem um intervalo para que ela se recupere dos agentes químicos do esmalte também podem ocasionar as manchas brancas nas unhas já que os esmaltes podem digerir a queratina.

Tipos de manchas brancas nas unhas – Leuconíquias

Existem 3 tipos de manchas brancas nas unhas que são: Puntiformes, transversais e esbranquiçadas.

A maioria dos casos é causado pelo trauma na cutícula, conforme citado acima. No entanto, em alguns casos, existe a predisposição genética. Mas é importante lembrar que em muitas situações não existe uma causa aparente.

Se as manchas brancas nas unhas acompanharem unhas fracas e descamando pode ser falta de nutrientes no organismo, é importante procurar ajuda de um dermatologista caso esse problema persistir.

Inclua na alimentação diária carnes, laticínios, legumes, folhosos escuros e frutas, esses itens ajudam a fortificar as unhas.

Tratamento para manchas brancas nas unhas

Quando o problema das manchas brancas nas unhas são as leuconíquias não existe um tratamento específico, pois geralmente esse problema é eliminado conforme as unhas crescem, é claro, que pode demorar até 3 meses para desaparecer completamente.

Enquanto isso, deixe suas unhas saudáveis com cuidados diários e muita hidratação  para deixar a unha bonita e grande.

Se a suas unhas estiverem muito fracas e quebradiças, você pode uma vitamina para fortalecer.

Gostou das dicas sobre manchas brancas nas unhas?

Veja também:

Tags

,