Maracujina acalma mesmo? Faz dormir? É bom para quem tem problemas de ansiedade?


Será que o maracujina acalma mesmo? O famoso remédio homeopático vendido em farmácias faz parte da rotina de muitas pessoas com dificuldades para dormir e também que sofrem de ansiedade.

Estima-se que cerca de 72% dos brasileiro tem problemas relacionados ao sono, ou seja, tem dificuldades para dormir as horas indicadas pelos especialistas de saúde. As pessoas estão dormindo cada vez pior e isso deteriora a saúde.

Essa pesquisa é verídica e foi divulgada justamente no dia 16 de Março de 2018, cujo é comemorado o ” Dia Mundial do Sono”. Os números preocupam muito os especialistas, pois a cada noite mal dormida podem desencadear doenças crônicas, inclusive  a hipertensão, problemas cardíacos, ansiedade, depressão e lentidão na cognição.

Mas, será que funciona? Maracujina acalma mesmo?

Talvez esse seja um dos medicamentos naturais mais conhecidos para acalmar e promover uma boa noite de sono, isso porque ele caiu nas graças da mídia, especialmente entre os anos 80 e 90 onde grandes famosos divulgavam o remédio como uma solução para ficar ” calminho, calminho”.

O maracujina possui 3 propriedades, são elas:

  • Passiflora alata;
  • Erythrina mulungu;
  • Crataegusoxycantha;

 

Juntos, esses componentes possuem ação sedativa e calmante capazes de reduzir o estresse e outras manifestações do sistema nervoso. O medicamento é indicado para:

  • Insônia crônica
  • Neuroses
  • Nervosos causados pela menopausa
  • Ansiedade
  • Palpitações

É possível encontrar a maracujina em forma de xaropes e comprimidos.

O maracujina acalma mesmo, isso por conta passiflora que ajuda a pessoa a relaxar. Mas, caso o problema seja recorrente, é indicado procurar ajuda de um médico para descobrir as causas de tanto nervosismo e estresse, pois por se tratar de um medicamento natural, os resultados podem diminuir com o tempo de uso.

É justamente por isso, que o tratamento com o maracujina não pode exceder a 3 meses, depois disso, é fundamental buscar orientação de um médico.

Maracujina faz dormir mesmo?

As propriedades do maracujina faz dormir mesmo, ajuda a pessoa no relaxamento e serenidade para descansar e ter uma excelente noite de sono.

O fato é que dormir bem, melhora a disposição, cognição , humor e reduz a ansiedade durante todo o dia.

É importante salientar que os problemas com o sono quando crônicos, ou seja, acometem a pessoa por muito tempo, devem ser informados ao médico para tratar de uma forma mais assertiva com base nas causas.

Atualmente, existem especialistas em clínicas focadas em distúrbios do sono, como é o caso do ” Instituto do Sono” que atendem somente pessoas que tem dificuldades para dormir, roncam  ou sofre de apnéia.

Resumindo, o maracujina faz dormir e é bom para quem tem problemas de ansiedade, no entanto, existem outras alternativas naturais  como a própria alimentação que também podem ser agregadas no dia a dia para ajudar você a ter uma vida mais calma, dormir bem e ficar longe da ansiedade.

Nutrir o  organismo pode ajudar, especialmente com os minerais tidos como calmantes que são: Zinco, magnésio e o triptfano, uma aminoácido que ajuda a sintetizar a serotonina.

Atividades físicas também são bem vindas quando o assunto é diminuir a ansiedade e dormir bem.

Apesar de natural, o maracujina pode oferecer efeitos colaterais como: Sonolência durante o dia, náuseas, vômitos, dores de cabeça, batimentos do coração fracos e prisão de ventre.

Alérgicos aos componentes da fórmula, grávidas e crianças menores de 12 anos, não podem tomar maracujina.

Não esqueça de procurar um médico, não se automedique, pois esses sintomas podem esconder outros problemas de saúde.

Ainda sobre o sono, leia também o artigo sobre Melatonina e o 5HTTP.

Outros remédios naturais para ansiedade: Ritmoneuran, Aconittus e o Argentum Nitricum.

Se você também sofre de ansiedade e insônia, nos conte o que você faz para melhorar esse problema. Assine nossa lista e receba as novidades do site!

Tags

, ,