Modulação Hormonal Bioidêntica – Guia Completo


A  reposição ou modulação hormonal bioidêntica é a nova terapia para a menopausa e outras deficiências hormonais. Nessa técnica, são usados os mesmos hormônios que são produzidos pelo nosso organismo, muito diferente da reposição hormonal tradicional que tem por objetivo substituir os hormônios que estão abaixo do esperado.

A reposição hormonal tradicional geralmente é feita quando a pessoa já está com os níveis hormonais bastante desregulados, já na modulação hormonal bioidêntica o foco é na prevenção para evitar deficiências dos hormônios mais graves, além disso, quando há necessidade de reposição, a mesma é feita com hormônios naturais e não sintéticos.

Como funciona a modulação hormonal bioidêntica?

A reposição hormonal é um assunto bastante polêmico, inclusive no meio médico, onde uns defendem o seu uso, enquanto que outros profissionais não. Entretanto, os tratamentos para repor os hormônios vêm sendo cada vez mais difundidos entre as pessoas, na verdade, isso é resultado de uma população que está envelhecendo.

A quantidade de hormônios no organismo decai de forma gradativa com os passar dos anos, isso começa à partir dos 30 anos com uma porcentagem pequena que pode variar de 1 a 3% , no entanto, esse índice só aumenta, é o caso de mulheres com mais de 50 anos que pode chegar a 30% de redução de estrogênio e 75% de progesterona.

A modulação hormonal biodêntica é destaque entre os assuntos relacionados a reposição hormonal. Essa técnica foi crida nos Estados Unidos, o curioso é que os extratos utilizados são retirados da flora brasileira e estão se sobressaindo quando o assunto é reposição hormonal, pois utilizam componentes naturais ao invés dos sintéticos como no caso da reposição convencional.

Atualmente, existem os seguinte hormônios biodênticos que são utilizados no mercado, no entanto, é preciso avaliação e orientação médica para seu uso, são eles:

  • Progesterona – Tem capacidade diurética, previne a osteoporose, tem forte atuação na gravidez e no ciclo menstrual, além de contribuir para um sistema emocional mais equilibrado.
  • Testosterona Feminina e Masculina – No homem, esse hormônio age na preservação na massa muscular, ereção, aumento da libido, depressão, aumento de gordura no corpo e doenças do coração. Nas mulheres, a deficiência desse hormônio pode afetar igualmente a libido, acumulo de gordura e perda da massa muscular.
  • Cortisol – A falta desse hormônio leva depressão, fadiga, inflamação e uma baixa na resistência diante de situações de estresse.
  • Estrogênio  – Mulheres na menopausa sofrem com a falta desse hormônio com maiores incidências de osteoporose, perda da libido, falhas de memória, ganho de peso, depressão e ondas de calor.
  • Hormônio da Tireóide – Quando os hormônios da tireóide caem pode ocorrer o aumento do colesterol ruim ( LDL), aumento de peso, queda na energia.
  • Hormônio do crescimento ( GH) – Ao contrário do que se pensa, os adultos também devem ter bons níveis do GH, pois quando está em baixa pode provocar depressão, aumento de gordura no corpo e osteopenia.
  • Pregnenolona – Funciona como um neurotransmissor no cérebro e tem função de ajudar a manter a boa memória, após os 30 anos, ele também decai.

Esses hormônios biodênticos usados na modulação hormonal são produzidos em farmácias de manipulação, eles são iguais aos produzidos pelo nosso organismo. Mas, só podem ser receitados após um exame detalhado feito pelo médico que é adepto a essa terapia.

Tratamento com modulação hormonal bioidêntica

O primeiro passo para quem quer fazer a modulação hormonal bioidêntica é buscar um especialista adepto desse tipo de terapia. Nem todos os médicos trabalham com esse método.

São solicitados inúmeros exames onde são avaliadas as deficiências hormonais, vitamínicas e estilo de vida ( exercícios, estresse e hábitos alimentares). Após essa avaliação detalhada, é aplicado o tratamento.

É importante lembrar que podem existem várias modalidades de tratamento, entre eles: Mudança de hábitos alimentares para reduzir a insulina, suplementação nutricional, controle de estresse, indicação de atividade física e por último a reposição ou a modulação hormonal bioidêntica, caso houver necessidade e for comprovado nos exames.

 Benefícios da modulação Hormonal Bioidêntica

Os médicos que são prós a terapia da modulação hormonal bioidêntica acreditam que  é necessário fazer a otimização dos índices hormonais para:

Ter uma redução significativa da oxidação das células visando promover um envelhecimento mais saudável;

  • Melhorar a qualidade do sono;
  • Melhorar o funcionamento do intestino;
  • Controlar os níveis de estresse do organismo;
  • Favorecer a perda de peso e ganho de massa muscular;
  • Melhora a disposição sexual;
  • Prevenir o aparecimento de doenças decorrentes da  queda hormonal;

A modulação hormonal bioidêntica usa substâncias naturais, sem transformação industrial;

Os hormônios bioidênticos são mais bem aceitos pelo organismo do que os sintéticos;

A modulação hormonal bioidêntica previne as quedas de hormônios antes que elas aconteçam e surtam efeitos negativos no organismo;

Efeitos colaterais da modulação Hormonal Bioidêntica

Segundo os especialistas, são raros os efeitos colaterais da modulação hormonal bioidêntica, no entanto, elas podem acontecer no início do tratamento e depois regredir.

  • Inchaço corporal;
  • Sensibilidade nos seios;
  • Câimbras;
  • Estado nervoso ( no caso da reposição de testosterona);

Vale lembrar que para iniciar a terapia com a modulação hormonal bioidêntica é preciso realizar uma bateria de exames hormonais detalhada. Somente um médico especialista no assunto pode avaliar a necessidade de reposição.

Reposição Hormonal Bioidêntica – Médicos

Conforme citado acima, não são todos os médicos que trabalham com a reposição hormonal bioidêntica. Geralmente são especialistas nas seguintes áreas:

  • Endocrinologistas
  • Médicos Ortomoleculares
  • Nutrológos
  • Ginecologista
  • Medicina esportiva
  • Homeopatas

Antes de agendar uma consulta, pergunte se o profissional atua com essa terapia.

Modulação Hormonal para menopausa

As mulheres se queixam muito do período da menopausa, geralmente por causa das ondas de calor, fadiga, estados depressivos e outros sintomas decorrentes da baixa de estrogênio.

Os hormônios bioidênticos como o nome já diz, são idênticos e possuem a mesma estrutura nos hormônios que nosso corpo produz, é justamente por isso que ele se mostra mais efetivo e natural sendo mais aceitado pelo organismo.

É importante lembrar que mesmo sendo hormônios naturais, eles exigem cuidados na sua utilização, por isso, somente um especialista pode receitar as dosagens fisiológicas de acordo com a necessidade de cada mulher.

Modulação Hormonal para emagrecer

Os hormônios são extremamente importantes para o funcionamento geral do organismo, quando eles começam a decair fica mais difícil de perder peso. Por isso, a modulação hormonal para emagrecer pode oferecer bons resultados.

A terapia com hormônios bioidênticos não comprometem em nenhum momento a segurança do corpo, por isso, um dos benefícios naturais da modulação hormonal bioidêntica é o emagrecimento, pois ele atua:

  • No aumento da massa muscular;
  • Acelera o metabolismo e confere uma queima de gordura maior;
  • Proporciona equilíbrio corporal com mais condicionamento físico e disposição para fazer atividade física;
  • Aumenta o desempenho na absorção de nutrientes e eliminação dos radicais livres;

Reposição Hormonal Bioidêntica – Preço

É difícil falar em preço da reposição hormonal biodêntica, sendo que isso pode variar de profissional médico e região geográfica. Além disso, varia muito a modalidade de tratamento.

Foram encontrados preços que podem variar de R$ 400,00 a R$ 6.000.00. A maioria dos tratamentos envolve acompanhamento na mudança de estilo de vida ( nutricional e atividade física).

Sabemos que uma alimentação saudável e atividades físicas regulares pode proporcionar mais qualidade de vida e longevidade, tanto para homens quanto para as mulheres, inclusive, essas estratégias devem ser mantidas para a vida toda.

Considerações finais:

Lembramos que os dados contidos aqui são meramente informativos e não tem objetivo de incentivar nenhum tratamento. A escolha é totalmente do paciente, cada pessoa deve buscar orientação e um médico de confiança para decidir como melhorar a sua saúde.

E você, já conhece alguém que fez a modulação hormonal bioidêntica?

Veja também o artigo sobre os ” Sintomas da Menopausa

 

 

Tags

, , , , , , , , , ,