Ômega 3 – Benefícios e malefícios

Ômega 3 - Benefícios e malefícios

Nos últimos tempos só se ouve falar do Ômega 3 benefícios e malefícios. Mas, por que o óleo de peixe virou a grande sensação do momento?

O Ômega 3 é chamado de ” gordura do bem”, mas isso não são apenas boatos, existe ciência por trás dessa afirmação. Inclusive muitos nutricionistas e médicos indicam o consumo desse nutriente para afastar inúmeras doenças.

Vamos saber um pouco mais sobre o Ômega 3 benefícios e malefícios? Então, continue lendo esse artigo.

Ômega 3 – Benefícios

Vamos falar de uma maneira mais objetiva. O Ômega 3 são ácidos graxos poliinsaturados que o nosso organismo não é capaz de produzir. Para adquirir esse composto é preciso ingerir através da alimentação.

Muitos alimentos contém ômega 3, entre eles: Sardinhas, salmão, bacalhau, algas, crustáceos, peixes de águas profundas, sementes de linhaça e chia.

Como infelizmente é impossível conseguir a quantidade necessária de Ômega 3 só através da alimentação, existem algumas cápsulas que são comercializadas no mercado. Ou seja, é preciso suplementar e isso pode ser feito em todas as etapas da vida.

Os benefícios do Ômega 3 são:

  • Fortalece o sistema imunológico em todas as idades;
  • Mulheres grávidas que ingerem o Ômega 3 contribuem para o sistema nervoso fetal;
  • Lactantes devem consumir o Ômega 3 para favorecer o desenvolvimento cerebral das crianças;
  • Reduz os colesterol ruim e aumenta o bom;
  • Diminui o Triglicerídeos;
  • Tem propriedades anti inflamatórias;
  • Reduz as dores articulares;
  • Regula os hormônios;
  • Protege o sistema nervoso;
  • Protege o coração;
  • Reduz a pressão alta;
  • Melhora a sensibilidade a insulina;
  • Protege cérebro;

Mesmo que você coma muitos peixes, é necessário suplementar com o Ômega 3, pois a maioria dos frutos do mar no Brasil não possuem a quantidade diária recomendada.

Ômega 3 emagrece?

Todo mundo quer saber se o Ômega 3 emagrece, entretanto, ele não faz isso diretamente. Mas, contribui para ter um corpo mais leve, pois as propriedades anti inflamatórias ajudam a desinchar. Além disso, o corpo que funciona adequadamente, tem mais chances de perder peso.

Os benefícios do Ômega 3 para a saúde incluem a melhora da sensibilidade a insulina, isso pode ser uma grande aliado quando o assunto é emagrecer. Entretanto, lembre-se que para perder peso só tomar as cápsulas de Ômega 3 não resolvem , é preciso aliar alimentação saudável e atividade física.

Ômega 3 – Como tomar

A dose do Ômega 3 pode variar de acordo com o objetivo. Por isso, eu trouxe esse vídeo  do Dr. Lair Ribeiro mais esclarecedor sobre a quantidade de Ômega 3 diária.

Mas, é indicado que você procure um nutricionista para esclarecimentos da melhor estratégia para o seu caso.

Ômega 3- Melhor marca

A marca não é importante, mas o que deve ser observado é a qualidade do Ômega 3. O produto precisa ser livre de mercúrio, deve estar em vidro escuro, ser ultra filtrado e ter uma boa quantidade de DHA e EPA.

Algumas marcas possuem certificação internacional de qualidade, certamente elas possuem mais credibilidade, pois para conseguir esse certificado o Ômega 3 deve ser limpo de qualquer agente tóxico.

Inclusive, existe um órgão internacional chamado The International Fish Oil  que possui uma lista das melhores marcas do Ômega 3 que possuem essa certificação. Além disso, as embalagens desse produtos trazem o selo internacional em destaque.

Ômega 3- Malefícios

Ômega 3 é praticamente um produto democrático, tanto que a muitas nutricionistas indicam o uso do suplemento para a maioria dos pacientes. É claro que existe alguns cuidados a serem tomados que são:

  • Não exagerar na ingestão do Ômega 3, por isso é importante tomar a dosagem correta do suplemento;
  • Não ingerir Ômega 3 de procedência duvidosa, pois se estiver contaminada com mercúrio pode causar mais malefícios do que benefícios;
  • Quantidades elevadas não são recomendados podendo causar efeitos adversos como diarréia, dores de estomago, etc.
  • O excesso de Ômega 3  pode levar a peroxidação lipídica;
  • O Ômega 3 possui propriedades anticoagulantes, se consumido em excesso pode gerar hemorragias em pessoas que tomam medicamento anticoagulantes.

É sempre bom usar o bom senso com relação a ingestão de qualquer produto, mesmo sendo natural. Pois é preciso entender que cada organismo possui necessidades diferentes, por isso, busque orientação de um nutricionista.

O Ômega 3 trás inúmeros benefícios para a saúde, é fato que seu consumo ajuda no bem estar geral, por isso, use dentro dos limites estabelecidos, sem exageros.

Gostou de saber sobre o Ômega 3 benefícios e malefícios? Você já suplementa? Nos conte!

 

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