Dicas para pele ressecada e descamando

pele ressecada e descamando

Pele ressecada e descamando? Escamação, coceiras e ressecamento podem ser evitados com hidratação. Confira!

Em algumas épocas do ano,  a pele ressecada e descamando toma conta. Por isso,  reunimos dicas infalíveis de dermatologistas para combater esse problema e minimizar os danos causados pelo frio.

Você sabia que no inverno aumentam as incidências de doenças de pele? As famosas dermatites podem atingir várias partes do corpo. Por isso, a atenção nas regiões do rosto, pés, mãos, colo e lábios devem ser redobradas, segundo a dermatologista Dra Ana Gusmão isso ocorre porque no frio as glândulas sudoríparas ficam menos produtivas, sem lubrificação natural causando uma descamação na pele.

Pele ressecada e descamando no rosto – O que fazer?

O rosto é o seu cartão de visitas, é importante conhecer o seu tipo de pele e buscar hidratantes que atendam as suas necessidades. Necessidades individuais como idade, sexo, características da pele e alergias devem ser analisadas antes de adquirir o produto para pele ressecada e descamando.

A dermatologista ressalta os cuidados específicos para pele com acne,alguns ácidos utilizados no tratamento podem ressecar ainda mais no inverno. Nesse caso, é indispensável a consulta médica.

O hidratante deve ser utilizado antes de dormir, ao acordar e para sair de casa, não esqueça do filtro solar, mesmo no inverno deve ser utilizado. Não esqueça do filtro solar nos lábios, eles também sofrem nessa estação. A pele ressecada e descamando geralmente coça muito e exige cuidados específicos para eliminar esse desconforto.

Hidratantes para pele ressecada e descamando no corpo

De acordo com  a dermatologista  Dra Valentina Martins existem 3 níveis de ressecamento: Leve, moderado e severo, por isso ela sugere a aplicação de hidratantes diversas vezes ao dia, quando existe uma descamação em demasia a utilização de cremes cicatrizantes é essencial para recuperar a pele.

Existem muitos cremes para a pele ressecada e descamando, inclusive a base de uréia que permite uma hidratação mais profunda. Também existem muitos produtos calmantes e óleos que podem ser utilizados constantemente para evitar a irritação e vermelhidão na pele.

Pele ressecada e descamando – Pés e mãos

Os cuidados com as mãos são indicados para todas as estações do ano, pois a pele sofre com a agressão diária das atividades. O segredo é hidratar várias vezes ao dia utilizando produtos com filtro solar.

Os pés também, tanto a exposição no verão e o abafamento no inverno agridem a pele. Utilize produtos específicos para essa região e aplique diariamente.

Pele ressecada e descamando. O que fazer?

  • Não tome banho muito quente e longo
  • Utilize somente sabonetes glicerinados e hidratantes
  • Não utilize buchas
  • Utilize óleo de amêndoas no banho toda a semana, ajuda a manter a pele hidratada
  • A hidratação após banho é a mais eficiente, pois os poros ainda estão abertos e o produto penetra de forma mais fácil
  • O óleo de coco é um produto que também hidrata a pele e pode ser utilizado nos casos mais severos
  • Produtos à base de babosa é uma boa opção cicatrizante para peles sensíveis
  • Mantenha um dieta rica em vitaminas A e E que contribuem para a hidratação natural da pele e evitam o envelhecimento precoce
  • Ame-se , cuide da sua pele. Manter a pele bonita e com viço é um desafio que requer tempo e dedicação, porém os resultados são vistos facilmente na cútis radiante.

Pele ressecada e descamando. Quais os riscos?

Além do aspecto rachado e nada agradável para a pele o ressecamento causa o envelhecimento precoce, ou seja, ficamos com o aspecto de mais idade e tenho certeza que isso ninguém quer né?

Outras doenças como dermatite ou eczema asteatósico que a condição mais grave do ressecamento excessivo da pele, pois pode formar rachadura tão profundas que facilitam a entrada de bactérias maléficas para a região.

A falta de água na epiderme pode ser facilmente  resolvida com cuidados básicos e hidratação constante, com isso, são evitadas condições como manchas na pele, estrias e aquelas ruguinhas que nenhuma  mulher deseja ter tão cedo.

Algumas profissões que mechem muito com água ou exposição excessiva ao frio ou calor também podem aumentar a incidência de pele ressecada e descamando, nesse caso, os cuidados básicos devem ser intensificados.

As mulheres precisam ficar atentas a outras condições de saúde que também podem levar a pele ressecada e descamando, além do tempo frio. São elas: Idade, alguns medicamentos como diuréticos, menopausa, fatores hormonais, hipotireoidismo e hipertireoidismo. A nossa saúde também é refletida na pele, por isso, se a mesma não melhorar mesmo com tratamentos intensivos é melhor buscar ajuda médica.

E aí, gostou das dicas sobre pele ressecada e descamando?

Veja também: Diabetes causa ressecamento na pele

Tags

, , , , , ,