Mancha branca na pele – O que pode ser?

mancha branca na pele

A mancha branca na pele pode surgir na região do corpo de uma hora para outra, elas podem indicar algum sinal de anormalidade no organismo, mas nem sempre, é algo grave. Nesse artigo, você vai entender um pouco mais sobre esse problema. Mas antes, é importante saber porque elas surgem.

Causas da mancha branca na pele

A temida mancha branca na pele pode indicar inúmeras situações de saúde, para tratar, é importante buscar ajuda de um dermatologista para fazer o diagnóstico correto do tipo de mancha que está se espalhando no seu corpo.

É muito importante salientar que nem todos os tipos de mancha branca na pele possuem uma causa, ou seja, elas podem aparecer por inúmeros motivos, entre os principais são:

  • Exposição solar muito intensa
  • Genética
  • Excesso de umidade relativa do ar
  • Exposição a técnicas de bronzeamento artificial
  • Depilação a laser
  • Falta de vitaminas e minerais no organismo
  • Medicamentos hormonais como a pílula contraceptiva

Tipos de mancha branca na pele

Detectar o problema é única forma de tratar de forma segura. Existem vários tipos de mancha branca na pele, eu vou citar as principais:

Mancha branca – Micose ou o popular pano branco

Calma, nem toda a mancha branca na pele é micose. Mas, geralmente esse problema causado pelo fungo Malassezia acomete milhares de pessoas de todas as idades, principalmente em épocas de exposição a umidade, sol e calor.

A micose pode ser nas unhas ou na pele causando mancha branca nas região dos braços, pernas, costas, peito, entre outras áreas. Outros fatores que podem favorecer para esse problema é o excesso de suor e as alterações hormonais na mulher.

A micose pode ser contagiosa e podem demorar bastante para ser eliminada. A mancha branca na pele pode causar constrangimento, por isso, é ideal buscar ajuda de um profissional especializado para indicar um anti fungos, pomadas e outros produtos para tratar o problema.

Para evitar a mancha branca na pele causada pela micose é importante se prevenir com alguns cuidados como:

  • Evitar muita exposição solar;
  • Usar roupas confortáveis e que não abafem o corpo no verão;
  • Não andar de pés descalços em lugares públicos;
  • Secar-se bem após o banho;
  • Não ficar de roupas molhadas na praia ou piscina por muito tempo;
  • Não compartilhar objetos pessoais como toalhas de banho, roupas e calçados;

Mancha branca na pele com descamação causada pelo sol

São chamadas de Leucoderminas aquelas manchas brancas que aparecem decorrentes da exposição solar em piscinas, praias, trabalhadores que ficam muitos expostos ao sol e também em pessoas mais idosas.

Geralmente, essa mancha branca na pele aparece em braços, pernas, colo e mãos. Elas devem ser tratadas por um dermatologista como uso de ácidos, mas nem sempre os resultados desse tratamento são positivos, por isso, nesse caso é muito melhor prevenir do que remediar.

O uso do protetor solar pode evitar esse tipo de mancha branca na pele, lembre-se de repassar o produto ao longo do dia para evitar esse problema indesejável e difícil de tratar.

Mancha branca na pele – Vitiligo

O vitiligo é hereditário, isso acontece porque há uma destruição das células que produzem a melanina, os chamados melanócitos. A causa dessa condição ainda não possui uma definição, mas, pode atingir pessoas de todas as idades e sexos.

O vitiligo não é uma condição contagiosa, elas geralmente aparecem após alguma situação emocional ou física muito forte como traumas. A mancha branca na pele surge bem mais clara do que a cor da pele da pessoa, mas pode se tornar sem nenhuma coloração diante de um bom tratamento.

Em alguns períodos da vida, as manchas do vitiligo podem evoluir de número, tamanho ou até diminuir. A boa notícia é que ele pode ser controlado proporcionando o retorno da cor da pele, mas para que isso ocorra é necessário um diagnóstico logo no inicio para que seja realizado o tratamento adequado.

A mancha branca na pele causada pela vitiligo tem tratamento, são usados medicamentos orais, laser e banhos de luz. Em alguns casos até transplante de pele.

Mancha branca na pele que coça – Dermatite atópica

A dermatite atópica pode ser causada por questões imunológicas ou até mesmo genéticas, mas somente um dermatologista pode dar um diagnóstico preciso.

Alguns casos de mancha branca na pele causada pela dermatite podem estar ligadas a processos alergênicos, por isso, muitas crianças são portadoras dessa doença. Nesse caso, é indicado evitar o contato com poeiras, pólen, sabonetes e hidratantes com cheiros, cigarros, excesso de calor e umidade. Além disso, questões emocionais podem agravar o problema.

Os sintomas da dermatite atópica são: Mancha branca na pele, ressecamento, aspereza, coceiras e prurido ao coçar.O tratamento varia de acordo com o problema, por isso, é importante buscar ajuda médica.

Mancha branca na pele por falta de nutrientes

Quando as outras doenças de mancha branca na pele forem descartadas é importante avaliar a parte nutricional do paciente. Em alguns casos, as causas dessas indesejáveis manchinhas são decorrentes de uma dieta desequilibrada de vitaminas e minerais.

Geralmente, elas aparecem com a falta de vitamina E, D e cálcio. Por isso, é importante manter refeições equilibradas para evitar o problema. Procure ajuda de uma dermatologista e nutricionista nesse caso.

Mancha branca na pele – Hanseníase

A Hanseníase é conhecida como lepra, ela é causada pelo bacilo Hansen. Essa doença pode atingir as mucosas, nervos, pele e até outros órgãos. Alguns portadores apresentam mancha branca na pele, outros  manchas castanhas ou avermelhadas.

No local das manchas geralmente ocorre uma redução da sensibilidade, é considerada uma doença mais grave, por isso deve ter um diagnóstico rápido para evitar as complicações que podem ser inúmeras, inclusive a perda de função dos membros.

Mancha branca na pele –  Pitiríase versicolor

Essa condição também é causada por um fungo, a mancha branca na pele  pode ficar por muito tempo na pele, inclusive de forma permanente. Entretanto, ela não causa nenhum outro problema de saúde sendo um dos casos mais comuns nos consultórios de dermatologia.

É importante buscar um tratamento o quanto antes para tentar eliminar o problema.

Como visto acima, existem inúmeras doenças que causam mancha branca na pele, por isso, é importante que o portador busque orientação de um dermatologista o mais rápido possível para ter um diagnóstico e posteriormente fazer o tratamento adequado.

O que achou do artigo sobre mancha branca na pele?

 

 

 

 

Tags

, , ,