Pólen – Para que serve? Como consumir? Onde Comprar? Emagrece?


O pólen é caracterizado por pequenos grãos produzidos pelas plantas e colhidos pelas abelhas para seu próprio alimento, é considerado um super alimento, pois ele possui um valor nutricional muito valorizado pelos especialistas.

As vitaminas, proteínas, enzimas aparecem de forma abundante no pólen, em especial porque são reforçadas com a saliva das abelhas criando um verdadeiro tesouro para  o ser humano.

Os benefícios do pólen de abelha ficaram mais evidentes depois de uma matéria vinculada no ” Globo Repórter”, onde o poder desses grãos foram aclamados devido alto teor protéico que o produto possui.

Pólen – Para que serve?

Acredite, não é mais uma invenção do universo da alimentação natural, muitos apicultores utilizam há muitos anos esse produto em forma de alimento, pois afirmam suas propriedades revigorantes. A comida de abelha é uma excelente fonte de proteínas, por isso, muitos praticantes de atividades físicas usam o alimento diariamente para aumentar a massa magra e a disposição nos treinos.

O pólen serve para muitas áreas da saúde, entre elas:

– É um poderoso anti-inflamatório para a pele, combate doenças como a psoríase, eczemas e irritações na pele;

– Previne o envelhecimento cerebral –  As proteínas presentes no pólen de abelha ajudam no controle do estresse, cansaço mental e controle da dor.

– Promove mais energia para o corpo – Melhora de forma significativa a disposição ao -longo do dia, isso por causa da quantidade de proteínas, vitaminas do complexo B e carboidratos contidos no pólen.

– Protege os vasos sanguíneos – A rutina, um antioxidante presente no pólen de abelha ajuda a fortalecer  o sistema vascular, desse modo, as veias e artérias ficam mais fortes e o sistema circulatório funciona melhor prevenindo o AVC e infartos.

– Melhora a digestão e  o movimento intestinal – Favorece o processo de digestão dos alimentos e mantém a flora intestinal protegida;

– Traz benefícios para a próstata –  Possui hormônios vegetais que favorecem o trabalho das glândulas endócrinas mantendo a região saudável.

– Bom para a visão –  O pólen de abelha é rico em vitamina A, excelente para reduzir o cansaço ocular, especialmente em pessoas acima de 50 anos.

– Ajuda no tratamento contra a anemia – É rico em ferro e vitaminas do complexo B que aumentam os glóbulos vermelhos e a taxa de hemoglobina.

– Regula os hormônios – O pólen de abelha pode ser uma excelente estratégia para combater os sintomas da menopausa, pois estimula o organismo a regular suas funções orgânicas. Na mulher, reduz os sintomas da menopausa, para o homem, evita o crescimento da próstata.

– Age contra os radicais livres– Eles são responsáveis por multiplicar células maléficas para o organismo, o pólen de abelha ajuda a reduzir a ação dos radicais livres combatendo o envelhecimento precoce e outras doenças.

Contra indicações do pólen de abelha

Infelizmente, nem todas as pessoas podem consumir o pólen de abelha, assim como qualquer produto, ele possui suas contra indicações, confira:

  • Alérgicos ao pólen – A reação nesse caso pode ser grave, portanto, é melhor se certificar que não possui nenhum grau de alergia com relação ao produto;
  • Gestantes – Consulte o médico antes de ingerir qualquer produto, mesmo que seja natural. Existem boatos de que o pólen pode contrair o útero e provocar aborto, portanto, por precaução, não utilize;
  • Pessoas com risco de sangramento – Devem evitar usar o pólen de abelha, pois pode ocorrer hemorragias;

Pólen de abelha emagrece?

Existem muitos relatos que o pólen de abelha emagrece, isso porque muitas pessoas adeptas a medicina natural usa esse recurso para reduzir o estresse, regular os hormônios e dar mais disposição para os treinos.

Avaliando esses benefícios do pólen de abelha, o emagrecimento pode ser uma consequência, já que ele permite uma situação mais propícia para a pessoa fazer atividade física e reduzir o consumo de alimentos devido o estado de ansiedade.

No entanto, diretamente, não existem evidências que o pólen de abelha emagrece, todavia, ele pode ser um excelente coadjuvante na busca desse objetivo, já que fornece elementos essenciais para a perda de peso ( aumento de energia, redução do estresse, controle hormonal e excelente aporte de proteínas).

Pólen – Como consumir?

O pólen é vendido em sua forma in natura, ou seja, em  pequenas partículas. Além disso, a indústria já está fazendo cápsulas do produto.

O modo mais indicado de consumo ainda é sua forma natural que pode ser polvilhado em cima das refeições, sucos e iogurtes.  A posologia de 1 colher de chá por dia é o suficiente para dar resultados, mas não tenha pressa, pois se trata de um produto natural, por isso, o processo é lento e progressivo.

Pólen – Onde comprar?

O pólen de abelha deve ser comprado em lojas de produtos naturais,  no Brasil, o Rio Grande do Sul é um dos estados que possuem maior oferta do produto, pois a apicultura é forte na região.

O pólen de abelha é considerado um alimento completo por muitos pesquisadores, as proteínas contidas no produto, são mais ricas do que a proteína animal.

A abelha trabalha aproximadamente 1 mês para produzir o equivalente a 1 colher de chá de pólen, portanto, é um produto muito valorizado e precioso para nossa saúde.

E você? Já consumiu o pólen de abelha? Nos conte!

Receba agora o Guia com 20 alimentos para aumentar a sua imunidade!

Tags

, , , , ,