Poros dilatados tem solução?


Desnível na pele, aspecto gorduroso e uma impressão de pele mal cuidada, essas são apenas algumas características dos poros dilatados, uma condição bastante comum em pessoas que sofrem de oleosidade na pele.

Mas, será que os poros dilatados tem solução?

Primeiramente, é preciso enfatizar que os poros dilatados não fornecem nenhum risco à saúde, pois se trata de um problema dermatológico que prejudica a estética. Normalmente, é mais recorrente em certas regiões do rosto como: Zona T, nariz, testa e queixo.

Homens e mulheres podem sofrer com a pele oleosa e os poros dilatados e existem inúmeros motivos para o desenvolvimento dessa condição.

Quais as causas dos poros dilatados?

De acordo com os dermatologistas, o aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas é uma das principais causas dos poros dilatados. O grande problema é quando acumula muitos resíduos na superfície da pele fazendo com que haja o aumento dos poros, são eles:

  • Poluição do ar;
  • Maquiagem e outros cosméticos inapropriados para a pele oleosa;
  • O avanço da idade também pode favorecer o aparecimento dos poros dilatados;
  • Tudo o que pode aumentar o funcionamento das glândulas sebáceas como: Questões hormonais, exposição solar em excesso, estresse, má alimentação e variações do clima;

Como prevenir poros dilatados?

Os poros dilatados tem solução ou pelo menos, formas de evitar e tratar. Portanto, não há motivos para o desespero.

Você precisa ter me mente que os cuidados com a pele devem ser recorrentes e envolvem um passo a passo que precisa ser feito diariamente, confira:

  • Remover bem a maquiagem com solução micelar;
  • Uso de sabonetes para poros dilatados, é fundamental lavar o rosto 2 vezes ao dia;
  • Usar um bom tônico facial para remover as toxinas dos poros dilatados;
  • Esfoliar a pele ao menos 1 vez na semana para retirar as células mortas;
  • Hidratar com um produto em gel, ideal para peles oleosas;
  • Jamais esquecer do protetor solar para proteger a pele;

No mercado, já existem vários produtos para prevenir os poros dilatados, um deles são os lencinhos para remover a oleosidade da pele, especialmente quando você está em um compromisso pessoal, profissional ou social.

Além disso, é preciso investir em um bom primer para disfarçar os poros dilatados, no quesito maquiagem, é essencial dar adeus à produtos oleosos.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não se deve lavar o rosto demasiadamente, pois essa ação culmina ainda mais a oleosidade e o aumento dos poros, 2 vezes ao dia, é o suficiente.

Quais os melhores produtos para os poros dilatados?

Se você possui os poros dilatados, a primeira coisa que deve fazer é buscar ajuda de um dermatologista, esse profissional vai avaliar melhor as causas do seu problema e indicar o melhor tratamento.

No geral, os produtos para os poros dilatados abrangem:

  • Sabonetes para poros dilatados: Normaderm ( Vichy), Effaclar ( La Roche Posay), Sabonete natural de carvão ativado ( Suavetex), entre outros;
  • Tônico adstringente: Normaderm ( Vichy), Acnes solutions ( Adcos);
  • Hidratante para pele oleosa: Normaderm Skin Balance ( Vichy), Gel anti oleosidade ( Granado), Effaclar Mat ( La Roche Posay), esse último, hidrata e disfarça os poros.
  • Massificante de poros: The Pore Professional ( Benefit), Pore Refining Solutions ( Clinique), Tchau poros ( Quem Disse Berenice);

Os poros dilatados tem solução, mas é necessário comprar produtos indicados para a pele oleosa, inclusive as maquiagens, devem ser ” Oil Free”.

Além disso, a alimentação gordurosa e rica em carboidratos e doces pode aumentar a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Evite e exageros e opte pelo equilíbrio alimentar.

Tratamento dermatológico para poros dilatados

Os cuidados diários são fundamentais para prevenir os poros dilatados, no entanto, em alguns casos, isso não é suficiente para minimizar o problema, por isso, muitas pessoas recorrem ao tratamento com dermatologista. São eles:

  • Uso de ácidos – Deve ser feito à noite antes de dormir, geralmente o especialista recomenda o ácido retinóico, eficiente para tratar essa condição;
  • Peeling químico – É uma descamação na pele realizado em clínicas de estética ou consultório de dermatologista que ajudam a minimizar a oleosidade da pele e fechar os poros;
  • Luz intensa pulsada – Reduz os poros e ainda ajuda na eliminação das manchas na pele;
  • Microdermoabrasão – Peeling de cristal que ajuda na renovação celular;

Para casos mais extremos, existe o tratamento dermatológico para poros dilatados que utiliza o  CO2 fracionado, ele geralmente é indicado para pessoas que possuem muitas marcas de acnes e envelhecimento na pele.

Há quem necessite de tratamento medicamentoso, o Roacutan é um remédio à base de isotretinoína que reduz a oleosidade da pele de uma forma extremamente eficiente.

O melhor tratamento caseiro para poros dilatados

Não há desculpas para não cuidar da pele, existem tratamentos caseiros para poros dilatados que fornecem muitos efeitos positivos. À seguir, eu separei o melhor deles para você testar. Confira:

Feche os poros com Bicarbonato de Sódio, Leite e Clara de Ovo

O bicarbonato de sódio tem mil e uma utilidades, inclusive para reduzir a oleosidade da pele, já que ele possui ação adstringente.

Já as claras de ovo e leite, são ricas em proteína e conferem a melhor combinação para tratar os poros dilatados. Aprenda a preparar a receita agora mesmo:

Ingredientes:

  • 1 clara de ovo
  • 50 ml de leite
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes em um mixer ou fuê e passe na pele com a ajuda de um algodão. Deixe agir por 20 minutos e em seguida, lave bem com água FRIA.

Lembre, a água quente dilata ainda mais os poros, portanto, evite-a sempre que puder.

Os poros dilatados tem solução, para isso, aplique todos os cuidados diários, faça os tratamentos dermatológicos e caseiros para manter a oleosidade da pele bem longe.

Tags

, , , , ,