Qual açúcar é mais saudável para saúde?

Qual açúcar é mais saudável

Já vimos em diversos artigos e canais de nutrição que o açúcar refinado faz muito mal a saúde. Será o fim das sobremesas, bolos, tortas e guloseimas? Qual açúcar é mais saudável?

A verdade é que o açúcar branco é nocivo à saúde e está relacionado a diversos males como a obesidade, diabetes, aumento da pressão, elevação do triglicérides, entre outros problemas de saúde.

Nesse artigo, vamos falar das dicas de alguns profissionais da saúde para substituir esse vilão prejudicial a saúde e saber qual açúcar é mais saudável? Confira!

Qual açúcar é mais saudável? Confira os tipos existentes:

Nutricionista Renata Graziela

As prateleiras de supermercados estão repletas de opções , por isso, é mais difícil de saber Qual açúcar é mais saudável? Confira:

Açúcar Refinado – Esse é o tipo mais utilizado, é fino e bem branco. Ele passa por um processo de refinamento que retira muitos nutrientes e ainda contém aditivos químicos, um deles é o enxofre.

Açúcar Cristal –  Aquele com grãos grandes e mais transparentes, ele também passa por processo de refinamento, porém, leve. Mesmo assim, são retirados cerca de 90% de seus minerais.

Açúcar Orgânico – Esse tipo de açúcar não contém nenhum tipo de agrotóxico e não utiliza nenhum produto químico em seu processamento, ele também tem os grãos mais grossos e bem mais escuros do que o açúcar cristal.

Açúcar Ligth – Esse é um açúcar composto pela união de açúcar refinado e adoçantes. Esses tipos de adoçantes artificiais como o aspartame adoçam mais e contém muitos aditivos que não fazem bem saúde.

Açúcar Demerara – Mais amarelo e úmido, o açúcar demerara passa por um processo de refinamento leve sem nenhum aditivo químico que permite manter o alto índice de  nutrientes.

Açúcar Mascavo– A coloração desse açúcar se assemelha ao melaço, tipo caramelo. Seus grãos não são tão grossos, mas são umedecidos, isso é resultado do processo de cristalização do mel de engenho, ou seja da extração da cana açúcar. Esse tipo de açúcar não passa por nenhum processo químico, por isso, mantém todos os nutrientes.

Açúcar de Confeiteiro – Esse tipo de açúcar é usado para enfeitar bolos, tortas e outras doçuras. Ele é extremamente fino devido o processo de refinamento o qual ele é submetido.

Açúcar de Coco – Marrom e formado por pequenos cristais o açúcar de coco é uma opção orgânica extraída das flores da palma de coco. Rico em vitaminas e minerais é uma opção para os diabéticos , pois possui baixo índice glicêmico.

Frutose – Açúcar extraído da fruta, mas seus minerais e vitaminas não acompanham o processamento.

Qual açúcar é mais saudável, mascavo ou demerara?

Os tipos de açúcares mais comentados atualmente é o mascavo e o demerara devido ao grande aumento de publicações de profissionais de saúde à respeito. Quando se trata da parte nutricional, o açúcar mascavo é o mais saudável devido o tipo de processamento que ele submetido, pois não remove nenhum nutriente.

No entanto, o açúcar mascavo possui um sabor forte que pode não agradar o paladar das pessoas, por isso, o demerara se destaca nesse quesito. Pois além de manter os nutrientes, o sabor é mais aceitável devido seu gosto parecido com caramelo.

Outro ponto que é foco de observação por muitos nutricionistas é que o açúcar mascavo por ser mais úmido possui uma grande quantidade de fungos. Então, o seu uso deve ser avaliado. Veja esse vídeo do Dr. Lair Ribeiro sobre o assunto:

Qual açúcar é mais saudável para diabéticos?

Segundo alguns nutricionistas, nenhum tipo de açúcar é indicado para diabéticos, pois todos podem ser prejudiciais quando consumidos sem moderação. Os adoçantes também não devem ser consumidos com freqüência devido o alto índice de agentes químicos que podem prejudicar outras áreas do organismo.

Embora o açúcar de coco tenha um baixo índice glicêmico, ele deve ser usado de forma moderada.

Alguns profissionais indicam o adoçante stévia como a melhor opção para o diabético, também sem exagero.

O diabético deve buscar ajuda de um profissional nutricionista para mudar sua alimentação e controlar a glicemia.

Nutricionistas Priscila Di Ciero e Ana Paula Martins

Consumir açúcar com moderação

A dica da maioria dos profissionais de saúde é consumir açúcar com moderação, essa regra é para todos, não somente para os diabéticos. O ideal é que seu uso não vire rotina, mas sim, esporádico.

Quanto menos açúcar você usar, mais saúde terá!

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