Riscos de ser mãe aos 40 anos – Tire suas dúvidas!


Olá Chiquerrímas! Eu resolvi escrever sobre os riscos de ser mãe aos 40 anos porque eu percebo que tem muitas mulheres  nessa faixa etária que tem interesse nesse esclarecimento. Então, eu fiz uma boa pesquisa para montar esse artigo especialmente para vocês.

Antes de mais nada, eu quero dizer que entendo perfeitamente as razões da mulher adiar a maternidade. É importante salientar que cada pessoa tem uma vida única, um foco ou uma proposta diferente de como pretende direcionar os seus objetivos.

Eu conheço mulheres cujo o sonho é ” Ser Mãe”, enquanto que outras querem estudar, se realizar na carreira e depois construir uma família e ser mãe.

Quem está certa ou errada?

Ambas estão certas. Cada mulher deve seguir a vida que ela pensou pra ela, ou seja, não existe certo ou errado. Simplesmente, existe uma vida que faz as coisas que bem entende.

Não consigo entender como pode ter pessoas que gostam de criticar as escolhas alheias.  Eu ouço comentários do tipo:

” Nossa, vai ser mãe na idade de ser avó?”

” Tão velha e quer ser mãe agora? Por que não teve antes?”

Ora bolas, sinceramente, velha pra que? É muita falta de informação pensar que a mulher de 40 anos de hoje, é velha. Algumas mulheres nessa faixa etária estão com mais saúde, boa forma e disposição do que muitas jovens de 20 anos.

Se a mulher de 40 anos resolveu ser mãe nessa idade. O que as outras pessoas tem a haver com isso? Da mesma forma acontece quando uma jovem de 17 anos tem filhos. Se ela planejou isso para a vida dela, qual é o problema?

Quais são os riscos de ser mãe aos 40 anos?

É claro que o relógio biológico nem sempre espera, mas com a evolução da medicina, os riscos de ser mãe aos 40 anos são bastante reduzidos

Quando a mulher se planeja, já está com a vida mais estável e deseja ser mãe após os 40 anos, pode se deparar com o envelhecimento dos óvulos. Por isso, as consultas em clínicas ginecológicas e fertilização tem aumentado muito nos últimos anos, pois as mulheres estão em busca de uma forma viável de engravidar.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o órgão reprodutor da mulher não envelhece com a mesma agilidade dos óvulos. Portanto, ele pode gerar o bebê com saúde, mesmo que seja feita uma fertilização em vitro dos óvulos.

O envelhecimento dos óvulos é um risco de ser mãe aos 40 anos, entretanto, existem mulheres que conseguem engravidar de forma natural, sem intervenções nessa faixa etária.

A mulher que planeja esse sonho, deve buscar orientação médica e realizar todos os exames para conferir como está a saúde. Outro risco de ser mãe aos 40 anos, assim como em outras idades é o desenvolvimento de doenças como diabetes e hipertensão, especialmente se ela tiver alguma pré-disposição para desenvolver essas patologias, como o sobrepeso.

Por que é mais difícil engravidar naturalmente depois dos 40 anos?

Toda a mulher nasce com uma quantidade de óvulos pré determinados que ela vai ter ao longo de sua idade fértil. Com o passar dos anos esses óvulos vão diminuindo, pois isso as dificuldades de engravidar vão se ampliando.

Vale lembrar que em cada mulher, esse mecanismo funciona de uma forma diferente. Para umas  fica mais difícil engravidar após os 35 anos outras após 45 anos e assim por diante.

Os óvulos não são repostos em nenhuma fase da vida, a mulher já nasce com aquela quantidade definida.

Vantagem de ser mãe aos 40 anos

Embora existam riscos de ser mãe aos 40 anos, vale lembrar que existem algumas vantagens de ser mãe tardiamente. Entre elas:

  • Maturidade, após os 40 anos a mulher tem outra visão da vida e do que é ser mãe;
  • O filho geralmente é muito desejado;
  • A mulher curte muito cada momento da gravidez;
  • Estabilidade financeira podendo dar uma vida melhor ao filho;
  • Estabilidade profissional, tendo mais tempo de ficar com a criança;
  • Emocional da mulher é mais estável, sendo essencial para criar um filho;

Considerações finais:

É claro que se compararmos os riscos de ser mãe aos 40 anos ou aos 20 anos, os índices de crianças que podem nascer com algum problema sobem de  0,5% a 5%. Entretanto, não se trata apenas de ” ter um filho”, mas sim, de estar preparada para ser mãe.

É fundamental ter acompanhamento médico para engravidar após os 40 anos, além disso, pode ser administrado alguns suplementos para que a mulher tenha uma gravidez mais saudável.

Se você tem esse sonho, procure um especialista e obtenha todas as informações necessárias para minimizar os  riscos de ser mãe aos 40 anos.

 

E aí, você foi mãe aos 40 anos? ou conhece alguém que foi? Nos Conte!

 

Leia também – Cápsulas de inhame – Benefícios para engravidar e menopausa

Tags

, , , ,