Síndrome do Túnel de Carpo – O que é? Causas, Sintomas e Tratamento


A síndrome do túnel de carpo é uma doença que comprime o nervo mediano localizado no punho. Na verdade, é uma neuropatia periférica mais comuns nas mulheres entre 35 e 60 anos, a condição pode atingir somente um dos punhos, mas em 60% dos casos acomete ambos.

O resultado dessa doença são as dores, formigamentos, rigidez  e falta de sensibilidade nas mãos e nos dedos. Eu resolvi pesquisar mais um pouco sobre esse problema, pois fui diagnosticada a pouco tempo com síndrome do túnel de carpo – Grau Leve. Vamos ver o que eu descobri?

Causas da Síndrome do Túnel de Carpo

Muitas vezes eu acordava com dores no meu punho, mãos, dedos e braços. Quando eu tentava fechar as mãos, os dedos estavam todos rígidos. Falta de sensibilidade e formigamentos também eram frequentes, confesso que comecei a pesquisar o que poderia ser isso.

Eu li muito sobre isso, mas  esses podem ser sintomas de outras doenças, inclusive a artrite reumatóide, então, eu fui no reumatologista e descobri que eu não tinha essa doença. Marquei um neurologista e fiz os exames solicitados por ele.

O diagnóstico foi: ” Síndrome do túnel de carpo – grau leve“. Logo pensei, o que é isso?

Se o negócio já dói no grau leve, imagine no avançado.

O primeiro passo foi tentar descobrir a causa da síndrome do túnel de carpo e o médico me disse que é decorrente a ” esforços repetitivos”.

Entendi que minha profissão realmente pode ser um agravante para o problema, pois pessoas que digitam muito como redatores ( meu caso) e demais profissionais que atuam no administrativo é um fator de risco, assim como os que  tocam instrumentos musicais, trabalham e fábricas usando muitos as mãos ou fazem trabalhos manuais.

Algumas pesquisas mais avançadas inclusive sugerem que o número de pessoas com síndrome do túnel de carpo aumentou depois do advento do computador e outras tecnologias. No entanto, isso ainda não foi comprovado, o que se sabe é que a doença também poder ter causas traumáticas ( quedas e fraturas), artrite reumatóide, diabetes e uso de alguns medicamentos.

O meu caso, foi a LER ( Lesão do Esforço Repetitivo) gerada pelo meu próprio trabalho, horas de digitação diária deixaram sequelas. No entanto, eu investiguei todas as possíveis causas para ter a certeza, é essencial fazer isso para eliminar outras doenças.

Sintomas da Síndrome do Túnel de Carpo

Algumas pessoas dizem que a dor causada pela Síndrome do Túnel de Carpo piora a noite, mas eu sinceramente, acho que não tem hora. No meu caso, as dores eram a noite, de manhã e durante do dia.

Muitas vezes a dor irradiava para o braço e até o ombro, eram insuportáveis a ponto de eu não conseguir realizar alguma tarefa.

Mas, foi na redução da sensibilidade dos dedos que realmente fiquei assustada, pois ficava formigando e acompanhava uma fraqueza na capacidade de segurar algum objeto.

Diagnóstico da Síndrome do Túnel de Carpo

O ideal é buscar ajuda de um médico assim que perceber os primeiros sintomas, com um diagnóstico em mãos, é muito mais fácil entender o que está acontecendo e buscar medidas para amenizar as dores e evitar que o problema progrida.

O neurologista é o profissional que trata da síndrome do túnel de carpo. Ele me pediu inúmeros exames, mas foi no eletroneuromiografia que o problema foi diagnosticado.

Tratamento da Síndrome do Túnel de Carpo

As dores da síndrome do túnel de carpo podem ser aliviadas com compressas, medicamentos anti-inflamatórios e nos casos mais graves injeções de corticóides.

Existe a cirurgia que também é feita quando há um grande acometimento da região e nenhum tratamento surtir efeito. O procedimento cirúrgico visa cortar o ligamento do carpo para aliviar toda a pressão feita no nervo.

A vantagem de diagnosticar o problema cedo é que dá para controlar as dores com fisioterapia, os exercícios realmente ajudam muito a melhorar os sintomas e reduzir os formigamentos.

O tratamento indicado no meu caso foi fisioterapia e anti-inflamatório. Mas, eu dispensei o uso de medicamentos para dor e priorize o mais natural, então, além de fazer as sessões de fisioterapia indicadas, eu realizo alguns exercícios em casa mesmo com ajuda desse vídeo abaixo.

Como prevenir a Síndrome do Túnel de Carpo

Muitas indústrias grandes que possuem funcionários que atuam com esforços repetitivos têm implantados exercícios de fisioterapia que são realizados antes da jornada de trabalho. Essa medida é justamente para prevenir doenças como a síndrome do túnel de carpo.

Para evitar o problema, é importante fazer exercícios diariamente com as mãos, dedos e punho, de preferência antes de iniciar as atividades laborais.

Além disso, é essencial corrigir a postura e verificar se o local de trabalho é ergométrico. Mãos e antebraços devem ficar eretos, os pulsos jamais torcidos, o uso de um descansa pulso também pode ser requerido.

Para quem não sabe corrigir a postura, existem muitos vídeos na internet que ajudam, além disso, há o RPG ( tratamento fisioterapeutico que corrige postura), inclusive muitos ortopedistas recomendam.

Espero que essas informações sobre a síndrome do túnel de carpo tenham ajudado em algo. Se estiver sentindo esses sintomas, marque uma consulta médica para investigar o problema e iniciar os devidos cuidados.

Leia também sobre ” Artrite Reumatóide

 

Tags

, , , , ,