Suplementos para a fertilidade – Confira quais os melhores!


Os suplementos para a fertilidade são utilizados por mulheres que tem o desejo engravidar, mas, de alguma forma, não conseguem facilmente.

É uma alternativa natural para otimizar o tratamento, que inclusive, deve ser feito por um médico especializado.

O fato é que pequenas mudanças nos hábitos de vida também podem ajudar nesse quesito, incluindo alimentação saudável e atividade física.

Você sabia que existe a dieta da fertilidade?

Pois é, você já deve ter ouvido falar que a dieta mediterrânea ajuda as mulheres nesse quesito, isso ocorre devido a presença das proteínas, carboidratos complexos, ácido fólico, ferro  e as famigeradas gorduras saudáveis.

Seguir uma alimentação saudável é indicado para engravidar e também para que o bebê nasça com muita saúde. Note que os alimentos trazem nutrientes importantes, por isso alguns especialistas sugerem o uso de suplementos para a fertilidade.

7 melhores suplementos para a fertilidade

Vale lembrar a necessidade de procurar orientação médica para saber quais as necessidades diárias desses nutrientes.

1- Ácido Fólico

Muito utilizado por mulheres que desejam engravidar e por gestantes, ele serve para fortalecer o óvulo e combater a má formação do feto. Além disso, é uma excelente fonte de ferro.

Considerado um dos suplementos para fertilidade mais usados, todavia, também existem alimentos que possuem ácido fólico que são: Brócolis, aspargos, feijões, abacate, lentilhas, frutas cítricas e outros.

2- Elixir ou Cápsulas de Inhame

Aqui no blog já tem um artigo sobre as cápsulas de inhame, que inclusive é um dos mais visitados devido sua importância como suplementos para fertilidade e combate aos sintomas da menopausa.

O inhame é um alimento riquíssimo em estrogênio, um hormônio responsável pela fertilidade feminina. A função dele é justamente preparar o ovulo para a ovulação ocorrer.

Se você preferir, pode tomar o chá de inhame e também consumir o tubérculo em sua forma natural, trará muitos benefícios, entretanto, seu uso deve ser regular para dar resultados.

3- Ômega 3 e 6

O ômega 3 é um dos suplementos mais comentados dos últimos tempos, pois é considerada uma gordura boa para a saúde cardiovascular.

Os ácidos graxos são extremamente importantes no preparo do útero para a gravidez. O óleo de prímula, rico em ômega 6 também é um grande aliado para controlar a parte hormonal, essencial para a fecundidade feminina.

Consuma peixes, óleo de girrassol, linhaça e chia constantemente em sua alimentação.

4- Vitamina B12

Esse nutriente é importante em qualquer fase da vida, na gestação, ele baixa consideravelmente, por isso, a mulher pode sofrer um aborto.

É essencial preparar o corpo para gerar  uma nova vida. Nos homens, a falta dessa vitamina pode reduzir a quantidade de espermatozóides.

Consuma ovos, carnes, leite, peixes e feijões.

5- Selênio

O selênio controla os hormônios ligados a tireóide e regula o sistema endócrino, nos homens, esse mineral evita a deformação dos espermatozóides. Portanto, além da suplementação, é importante consumir alimentos ricos nesse nutriente que são:

Nozes, castanha do Brasil, amêndoas, pistache, feijões, carnes e frango.

6- Vitamina C

É sabido que a vitamina C ajuda a fortalecer o sistema auto imune, além disso, aumenta a concentração de espermas, portanto, é um nutriente que deve ser usado pelo homem e pela mulher.

Pode ser encontrado na laranja, acerola, pitaia, agrião, beterraba, morangos, limão, entre outros.

7- Vitamina D

O baixo aporte dessa vitamina pode incidir no envelhecimento precoce dos ovários e ocasionar a menopausa prematura.

É um excelente suplemento para a fertilidade, no entanto, você pode conseguir essa vitamina com apenas 10 minutos de sol diários sem o uso de filtro solar.

Em suma, os suplementos para a fertilidade devem ser usados somente após uma bateria de exames que comprova a deficiência deles no organismo. Como o objetivo é engravidar, é importante relatar ao médico todos os medicamentos e também polivitamínicos que estão sendo utilizados.

Alguns especialistas ainda podem recomendar suplementos para a fertilidade especiais  vendidos no mercado como: Famiferti, Fertisop e Vita Mamy.

Não esqueça de aliar os suplementos para a fertilidade com uma alimentação rica em nutrientes, dessa forma, haverá mais saúde pra você e o bebê.

Tags

, , ,