7 Benefícios da amora na saúde


O fruto da amoreira pode ser roxo ou avermelhado, ele tem um gostinho meio amargo e se desmancha na boca devido sua extrema maciez. Os benefícios da amora na saúde é alvo de muitos artigos publicados, pois além de consumir a fruta, é possível ingerir o chá das folhas e também fazer receitas com a farinha de amora.

A amora é originária da Europa, Ásia Norte Ocidental, América do Norte e também da América do Sul. A planta se adaptou bem no Brasil, todavia não é cultivada em grande escala, somente em quintais domésticos, sítios e fazendas que haja um interesse pessoal.

A amora cultivada para fins comerciais no Brasil é vinda do Rio Grande do Sul, mas , em pouca quantidade. Com o fruto, é possível fazer geléias, sucos, sobremesas, caldas, coberturas de bolo, entre outros.

Quais são os reais benefícios da amora para a saúde?

Considerada uma fruta exótica, a amora não é vista constantemente nos supermercados, além disso, ela possui um alto valor devido sua fragilidade de comercialização.

Atualmente, as cápsulas de amora são  um grande sucesso para aliviar os sintomas da TPM e da menopausa, bem como o uso do chá feito com as folhas da amoreira. Mas, e com relação aos frutos, quais são os benefícios?

É o que vamos ver à seguir, continue lendo…

1- Protege o organismo de diversas doenças graves

Um dos principais benefícios da amora na saúde é a quantidade de antioxidantes que a fruta possui em sua composição, aliás, todas as chamada ” berries” ( frutas vermelhas) são ricas nesse elemento importante para varrer os radicais livres para fora no organismo.

A amora possui resveratrol, vitaminas A e E capazes de neutralizar a ação desses radicais livres e protegem o corpo do envelhecimento precoce, inflamações, infecções, doenças neurológicas e o câncer.

2-  Auxilia no controle da pressão arterial

O resveratrol presente na amora regula a vasoconstrição das veias sanguíneas e faz com haja uma redução na pressão dos vasos fazendo com que elas relaxem e ocorra uma vasodilatação, o que favorece que o sangue flua melhor sem aumentar a pressão arterial.

É importante citar que a amora é rica em potássio, manganês e magnésio, minerais importantes para regular a circulação sanguínea no corpo.

É justamente por isso que os especialistas afirmam que a amora pode evitar ataques cardíacos e AVC.

3- Fortalece os ossos

Talvez, você ainda não conheça esses benefícios da amora na saúde, mas saiba que a fruta é rica em ferro, o principal componente da hemoglobina, o grande responsável pelo transporte de oxigênio no sangue.

Sabemos que o ferro ajuda a evitar a anemia, no entanto, a fruta faz mais do que isso, já que ela também possui a vitamina K, uma junção importante para regenerar o tecido ósseo e prevenir os desgastes dos ossos oriundos do envelhecimento. Portanto, se você quer prevenir a osteoporose, consuma amora regularmente.

4- Grande reforço para o sistema imunológico

Existe uma vitamina que não pode faltar na sua alimentação se quiser ficar livre de gripes e doenças infecciosas, é o caso da vitamina C.

Uma porção de amora possui essa vitamina na mesma escala da laranja, por isso, ela aumenta o sistema imunológico. Além disso, ela possui uma vantagem, que é a pouca incidência de açúcar em sua composição.

5- Boa para a visão

A fruta é rica em carotenóides que ficam largamente concentrados na retina, por isso, seu consumo ajuda a combater doenças como a catarata.

Acontece que os olhos também sofrem com a ação dos radicais livres, e com o passar do tempo, aceleram o envelhecimento ocular. Para usufruir os benefícios da amora na saúde nesse quesito, é necessário consumir a fruta com regularidade.

6- Controla a glicemia

A amora e demais frutas vermelhas são as mais recomendadas para pessoas que tem diabetes e precisam emagrecer, isso porque elas contém baixo índice glicêmico e não promovem picos de açúcar no sangue.

Além disso, os flavonóides presentes nas amoras mantém níveis controlados do açúcar no sangue, isso, é de suma importância para prevenir complicações em pacientes diabéticos.

7- Desintoxica o organismo

Um dos benefícios da amora na saúde na medicina chinesa é a limpeza no sangue, eles acreditam que os componentes da fruta podem promover um verdadeiro detox  e fazer com que o fígado e os rins trabalhem melhor.

De certa forma é verdade, pois os antioxidantes presentes na fruta varrem os radicais para fora, melhoram a circulação do sangue e ainda fortalecem todo os sistema imunológico.

Estudos sugerem que a amora ajuda a acalmar o sistema nervoso e metabolizar o álcool no organismo.

Diante dos benefícios da amora na saúde por que não incluir a fruta na sua rotina alimentar? Além de deliciosa, ela possui poucas calorias e podem ser grandes aliadas na sua dieta de emagrecimento.

Uma porção de 100 gramas de amora tem apenas 43 calorias, isso equivale a aproximadamente 1 xícara delas.  Gostou da dica?

Acompanhe nossas redes sociais:

https://www.instagram.com/mulhereschiquerrimas/

Tags

,