Alimentação saudável sem neuras e modinhas

Você já reparou que ultimamente só se fala em alimentação saudável? São tantas informações, vídeos , cursos e livros na internet que abordam o assunto que nos deixa cada vez mais confusas com o que devemos comer de fato, seja para emagrecer ou ganhar saúde.

Dieta Low Carb, Jejum Intermitente, zero glúten e lactose, sopa milagrosa, USP, dieta do ovo, em fim, as pessoas não sabem mais o que fazer para seguir com uma alimentação saudável. Mas, hoje em dia existe muitas formas de tirar dúvidas e quem como eu precisa emagrecer deve ser critico na busca de mais informações.

Nesse artigo, eu vou falar sobre alimentação saudável, como redatora, eu pesquiso e escrevo muito sobre o assunto, além disso, preciso emagrecer, por isso sigo muitas nutricionistas que possuem pontos de vistas diferentes sobre cada dieta.

A importância da alimentação saudável

O fato é que não existe milagre para emagrecer, a alimentação saudável é o melhor caminho. Outro dia eu vi uma entrevista da nutricionista Sophie Deram falando da importância da mudança de hábitos e o terrorismo nutricional, eu achei muito interessante, pois é justamente que está acontecendo.

A alimentação saudável sem neuras e sem modinhas pode resolver o problema de excesso de peso e ainda garantir mais saúde para nossa vida. Para isso, não é preciso fazer receitas mirabolantes, cortar tudo e se sentir um E.T que não pode sair de casa porque está de dieta.

O segredo está na escolha inteligente dos alimentos. Segundo a nutricionista Talita Maciel a prioridade é ” descascar mais” e ” desembalar menos”, ou seja, inserir frutas, verduras, hortaliças e todas os ingredientes mais naturais possíveis.

A alimentação saudável previne doenças, esse é o ponto onde o governo deveria fazer um trabalho de incentivo a população, o que acontece é que a maioria das pessoas só pensa no emagrecimento, mas e a saúde?

Quantas pessoas magras e doentes existem no Brasil? As crianças já estão adquirindo doenças como colesterol e diabetes desde cedo, não há dúvidas que algo precisa ser mudado.

Conforme o tempo passa, a alimentação errada pode acarretar em doenças  graves e diminuir de uma forma considerável a expectativa de vida da pessoa. Por isso, alimentação saudável é vida.

Quais são os alimentos saudáveis?

Depois de tantas dietas frustrantes, a Reeducação Alimentar é o melhor caminho. Na casa dos meus pais sempre teve essa norma dos alimentos saudáveis, prova que eles estão bem de saúde. Meus avós tem boa saúde, as pessoas do interior vivem muito mais e tenha certeza, elas não fazem dietas malucas, elas comem melhor.

Mas, quando eu sai de casa, senti o efeito da farra gastronômica. Engordamos porque comemos muita besteira, isso é um fato, eu senti isso na pele e hoje estou correndo atrás do prejuízo. Excesso de salgados, doces, fast food vai desencadeando a compulsão alimentar e quando acordamos estamos vários quilos acima do peso.

É claro que existem outros fatores na vida de uma pessoa que pode fazê-la engordar como depressão, ansiedade e etc. Mas tudo isso pode ser resolvido com ajuda de um profissional de nutrição e se você tiver força de vontade e determinação para realmente MUDAR.

A lista de alimentos saudáveis é super extensa, mas você precisa saber que tudo o que industrializado você preciso TIRAR da sua vida. Portanto, EVITE:

  • Salsichas
  • Lingüiças
  • Salames
  • Calabresa
  • Margarina
  • Temperos prontos
  • Refrigerantes
  • Diminua os doces
  • Reduza as massas

Não posso nunca mais comer? Isso é você quem decide, a vida é feita de escolhas, ninguém vai te obrigar a não comer. Eu amo muita coisa nessa lista,mas eu comecei a cortar devagar e hoje não tomo mais refrigerantes, não uso temperos prontos. Foi naturalmente que aconteceu o meu ” divórcio” desses alimentos.

De vez em quando ainda como um salaminho, mas é muito raro. Não compro mais, antes eu sempre tinha em casa. Comece inserindo na sua alimentação saudável diariamente:

  • Folhosos verdes escuros
  • Legumes
  • Arroz integral, batata doce, batata baroa, abóbora
  • Ovos
  • Cereais, grãos
  • Frutas

Alimentação saudável – Devagar e sempre!

Fazendo isso, você já está começando a ter uma alimentação saudável, você não precisa gastar muito pra isso, apenas substitua as guloseimas pelas opções mais saudáveis. Se você quer emagrecer e mudar a sua dieta é preciso buscar uma nutricionista para criar uma estratégia alimentar diferenciada pra você, não pegue receitas da internet e faça sozinha, isso pode ser muito prejudicial a sua saúde.

Alimentação saudável para perder peso é muito eficiente, pode demorar mais, no entanto, vai assegurar mais saúde e reeducar a sua forma de ver a comida fazendo com que os resultados não sejam perdidos no futuro.

O que eu passei pra você hoje são idéias pessoais, acredite, eu preciso emagrecer. Mas, não sou fã dessas dietas malucas que depois te deixam doente, pois já fiz todas elas e comprovadamente não funcionaram pra mim. Se você, como eu está nesse caminho rumo ao emagrecimento, curta as redes sociais e chame as amigas para debatermos sobre isso aqui no BLOG.

Em breve teremos muitos artigos sobre esse assunto.

5 Comentários

  1. Pingback: Suco de fruta faz mal a saúde quando consumido regularmente - Chiquérrimas - Chiquérrimas

  2. Pingback: Dificuldade para emagrecer mesmo fazendo dieta - Chiquérrimas - Chiquérrimas

  3. Pingback: Benefícios do abacate - Uma das melhores frutas para a saúde! - Chiquérrimas - Chiquérrimas

  4. Pingback: 7 alimentos que controlam a ansiedade - Chiquérrimas - Chiquérrimas

  5. Pingback: Salada de pote - Saudável e ajuda emagrecer - Chiquérrimas - Chiquérrimas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *