De passagem pela capital Bahiana? Aproveite para conhecer alguns pontos turísticos em Salvador!

Esse artigo é dedicado para aquelas pessoas que estão de passagem na capital baiana, cujo o destino final seja Itaparica ou Morro de São Paulo. O intuito é mostrar a possibilidade de aproveitar todos os momentos para quem ainda não conhece Salvador, mesmo quando o tempo é escasso.

Na realidade, esse foi o nosso caso, já que estávamos com os dias contados para passear em Morro de São Paulo, então resolvemos programar a chegada em Salvador as 9:00 horas da manhã. Contratamos um city tour, onde fomos muito bem atendidos pelo Samuel, ele nos levou nos principais pontos turísticos de Salvador e lá por 14:30  seguimos de Catamarã  para Morro de São Paulo.

Salvador – Pontos Turísticos mais visitados

Saindo do aeroporto, rumo ao Centro Histórico da cidade, é claro que nesse tempo não deu para passar em todos os lugares, afinal, a cidade de Salvador é rica em história, mas, o passeio é bastante produtivo, melhor que ficar sentado no aeroporto esperar a hora passar.

Salvador não é só carnaval, acarajé e axé, a capital Baiana é uma das capitais brasileiras mais importantes da nossa história, pois foi a primeira cidade do Brasil, fundada em 1549.

Confira os principais pontos turísticos de Salvador:

1- Igreja Nosso Senhor do Bonfim

A Igreja Nosso Senhor do Bonfim é um dos pontos turísticos em Salvador mais visitados, o templo é católico e possui uma belíssima arquitetura, tanto por dentro como por fora. Ela é conhecida pelas famosas fitinhas do Senhor do Bonfim que ficam expostas logo na entrada, onde as pessoas fazem seus pedidos.

Essa igreja foi concluída em 1772, coberta pelos azulejos portugueses do século 19. No dia em que fomos, a igreja estava lotada, pois estava acontecendo uma missa. A frente da igreja fica lotada de vendedores de artigos religiosos, baianas e pais de santo que fazem rezas.

2-  Elevador Lacerda

O elevador Lacerda é um ascensor urbano, ou seja, foi o primeiro do mundo a transportar a população diariamente. Virou um  dos pontos turísticos em Salvador mais visitados, no entanto, ele não é de uso apenas turístico, ele facilita a locomoção de todos durante o traslado da cidade Baixa para a cidade Alta.

É uma excelente atração para o turista, pois é possível ter um visual belíssimo da cidade lá de cima, a partir daí, os visitantes podem seguir a pé para o pelourinho.

Além do elevador Lacerda, Salvador também conta com o ” plano inclinado”, espécie de um bonde irregular que facilita a locomoção da população  da cidade Baixa para a cidade Alta.

3- Pelourinho

O ponto turístico de Salvador mais conhecido com certeza é o pelourinho. Naquelas calçadas feitas com pedra portuguesa existe muita história, foi ali que se concentravam as mais formosas moradias e o forte comércio no começo do século XX, inclusive o primeiro governador geral do Brasil Tomé de Souza apontou o lugar como uma localização estratégica para ter uma visão ampla de toda a cidade.

Foi a partir de 1950 que o local começou perder sua identidade, pois a cidade de Salvador começou a crescer.

Muitos escravos foram torturados no pelourinho, o local era um centro comercial muito ativo, onde os senhores do engenho colocavam os escravos para efetuar as vendas dos produtos, se fizessem algo errado, era punidos com chicotadas.

Mais do que as casas coloridas e a alegria da Bahia, no pelourinho existe uma história do nosso País que deve ser conhecida por todos os brasileiros.

4- Farol da Barra

O farol da barra é um dos pontos turísticos de Salvador mais bonitos, é também conhecido como Farol de Santo Antônio. A torre possui 22 metros de altura, era utilizada no século XVII para orientar as embarcações, pois foi um dos principais portos de toda a América do Sul.

Hoje, internamente é um museu, é um ponto de encontro de turistas já que é cercado de um mar lindíssimo. Geralmente, os moradores se reúnem no final de tarde para fazer caminhadas na ciclovia e na praia, além disso, a região é repleta de bares e restaurantes.

5- Mercado modelo

Para quem gosta de fazer umas comprinhas não pode deixar de ir ao mercado modelo. O lugar é o maior centro de artesanato do Brasil, mais de 250 lojas estão concentradas nesse espaço com diversos produtos típicos da Bahia.

O prédio é patrimônio histórico da cidade, pois foi um lugar importante onde eram recebidas todas as mercadorias que chegavam, sua constituição se deu entre os anos de 1854 a 1868, onde se formou a alfândega.

Hoje, o local é um dos pontos turísticos em Salvador que representa a cultura baiana, com produtos, boa gastronomia e também eventos como shows e apresentações culturais.

É importante dar uma passada em algumas das praias da cidade, que por sinal,são belíssimas como: Praia da Barra, praia do Flamengo, praia do Ribeira e praia de Itapuã.

Outros pontos turísticos em Salvador: Lagoa do Abaeté, Forte de Mont Serrat, Baia de todos os Santos, Morro do Cristo, entre outros.

A capital da Bahia possui muitos atrativos, se você tiver mais dias com certeza o que não vai faltar é lugar para ir. Não esqueça de comer uma boa comida típica no KI MUKEKA.

E aí, gostou das dicas para uma passagem rápida nos melhores pontos turísticos de Salvador? Se você já foi pra lá, nos conte, queremos saber mais!

Nos siga no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *