Lençóis Maranhenses – Quando ir? O que fazer?

Os Lençóis Maranhenses ficam localizados no nordeste do estado do Maranhão, mais precisamente na cidade de Barreirinhas. Uma cidade pequena onde os turistas ficam hospedados para se aventurar nas areias do nosso deserto do Saara brasileiro.

Se prepare, porque realmente é uma aventura e tanto, principalmente para chegar nas dunas e suas lagoas lindíssimas.

À seguir, veja como foi minha experiência em Lençóis Maranhenses em 2016:

Quando ir para Lençóis Maranhenses?

Para ver as lagoas cheias é ideal viajar para os Lençóis entre Maio e Agosto. Fora essa época, elas estão secas e certamente vai afetar um pouco visual.

Nós fomos em Dezembro, mesmo sabendo disso. É claro que o lugar é belíssimo, as dunas com areia branca, fina e fofa são incomparáveis. Hoje que já visitei o deserto nos Emirados Árabes, posso dizer que o nosso é um tapete branco e com certeza faz jus ao nome ” Deserto Brasileiro”.

O que você precisa saber antes de ir para Lençóis Maranhenses:

Transporte para os Lençóis Maranhenses

– O trajeto de Barreirinhas até os Lençóis Maranhenses é árduo, é feito em caminhonetes adaptadas estilo safári, somente eles conseguem chegar lá devido a areia e ondulações no caminhões.  Você vai chacoalhando entre 1 hora a 1:30, com galhos no caminho, portanto é obrigatório levar óculos de sol, protetor solar, roupas confortáveis e água.

– Tem que ter muita disposição para a caminhada que é longa embaixo do sol ardendo. Mas também vai depender do seu guia, em um dos passeios da lagoa esperança os carros podem chegar perto, desse modo o turista só tem que subir uma das dunas. Nós andamos bastante para chegar nela, nosso guia não apresentou essa possibilidade, mas chegando lá, vi que muitos fizeram isso.

Como chegar em Barreirinhas?

A porta de entrada da cidade é o aeroporto de São Luis do Maranhão, alugar um carro é uma necessidade, ou então, contratar traslados das agências de turismo. Mas eu fico com a primeira opção, me dá mais mobilidade para curtir.

A distância é de 250KM, mas as estradas até que são boas. Nossa viagem foi tranqüila. Nos hospedamos no Gran Solare Resort  e posso dizer que nossa estadia foi proveitosa.

O que fazer em Lençóis Maranhenses?

Ficamos 3 dias na cidade, fizemos os seguintes passeios:

Lagoa azul lagoa bonita ( manhã) Lagoa esperança ( tarde) O carro nos pega no hotel, estilo safári como já cite acima, importante ir com disposição, óculos, protetor e animação. Nós conhecemos uma galera super legal, nossos passeios foram incríveis, rimos muito em todo o trajeto. A lagoa azul e bonita, estavam vazias, mas a esperança estava cheia. É uma grande aventura!

Passeio Rio Preguiça

Rio Preguiça: É super legal, o passeio de barco é divertido e tem duas paradas: Uma nas dunas para tirar fotos e curtir a praia ou a água doce. Tem um restaurante repleto de preguiças espalhadas ( Farol das Preguiças), onde tem o encontro do rio e do mar. O outro paramos em uma praia para almoçar no restaurante cabana do peixe, onde é possível fazer um passeio de triciclo.

Atins: Um vilarejo localizado em meio ao parque dos Lençóis Maranhenses, onde tem outras lagoas. Paramos para almoçar um camarão delicioso ( Camarão da Luzia) e seguimos para a praia. Pena que neste dia estava chuvoso, mas valeu a pena.

Ainda tem outros passeios como Santo Amaro, mas nosso dias pela cidade acabaram, pois optamos em ficar dois dias em São Luis do Maranhão para conhecer.

Lençóis Maranhenses – Dicas de Restaurantes

Barreirinhas não tem praia na cidade, mas tem o rio preguiça. Fizeram uma bela orla com vários restaurantes, lojinhas. Uma graça. Comemos muito bem por lá. Os melhores ficaram por conta do:

– Bambu, A Canoa e  Porto Preguiças ( Foi nesses que fiz minhas refeições e simplesmente adorei). Como passamos a virada no ano na cidade, teve muitos fogos na orla do rio.

Aproveite essas dicas e viaje tranquilo para os Lençóis Maranhenses. Dê uma passadinha em São Luis do Maranhão, um campo histórico super interessante, você vai se surpreender.

Gostou do artigo.Se você já foi, nos conte sua experiência

Veja também nosso passeio em São Luís do Maranhão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *