O que fazer em João Pessoa- Paraíba?

Está de férias e quer saber o que fazer em João Pessoa? Então, dá uma olhada nas dicas que eu preparei para vocês!

João Pessoa é a capital e centro financeiro do Estado da Paraíba. A primeira vez em que eu estive lá foi em 2010 e no ano de 2019, eu retornei.

A cidade surpreende pelos seus prédios modernos e também por sua bela orla, onde ficam localizadas as praias centrais e vários quiosques.

Mas, não é só de praia que vive João Pessoa. Você sabia que essa cidade tem uma grande importância na história do Brasil?

Pois é, João Pessoa, é a 3ª capital mais antiga do Brasil e também, leva o título da 2ª capital com mais áreas verdes do mundo. A cidade foi fundada por navegadores portugueses no ano de 1585.

Agora, que você já sabe um pouco da história da capital da Paraíba. Que tal saber o que fazer em João Pessoa para se divertir?

O que fazer  em João Pessoa? Principais atrações

A cidade de João de Pessoa reúne belas praias e uma herança Portuguesa e Holandesa, por isso, possui um centro histórico bastante rico.

Portanto, monte o seu roteiro, baseado na quantidade de dias que vai ficar na cidade e também conforme o seu interesse. Como eu fui duas vezes, segue minhas dicas:

1- Praias Urbanas de João Pessoa

Praia do Bessa

Localizadas na orla da cidade, é uma boa dica para dar um passeio durante o dia e a noite, pois é onde ficam concentrados diversos quiosques.

São bastante frequentadas pelos turistas, por lá ficam os principais hotéis da cidade. As praias são:

  • Cabo Branco
  • Tambaú
  • Bessa
  • Manaíra

Além disso, tem as piscinas naturais dos Seixas e do Picãozinho.

A Avenida da orla é muito bonita, inclusive, fica fechada todos os dias das 17 horas até as 20 horas para a prática de atividade física. Portanto, leve seu tênis e borra caminhar.

2- Praias do Litoral Sul da Paraíba

Praia de Coqueirinho

Essas são praias mais afastadas, porém, mais paradisíacas. Elas ficam localizadas no município do Conde – Sul da Paraíba, o acesso para o local é pela rodovia PB- 0008, pode ser feito de carro tranquilamente.

As principais praias são:

– Coqueirinho – Sem ondas, praia bem calma, ideal para crianças. Tem uns cânions lindos no lado sul, vale a visita. Em 2010, era necessário pegar um trecho de estrada de terra, mas agora, pavimentaram e o acesso ficou excelente.

Cânions da praia do Coqueirinho

– Tabatinga – É quase deserta, é importante levar comida e bebidas. Linda e paradisíaca para aproveitar o sossego.

– Praia Bela – É onde fica o mar e do lado o rio que é separado por uma bancada de areia. Lá tem uns restaurantes que colocam as mesas e cadeiras dentro da água para que as pessoas possam curtir o dia de sol.

– Praia do Amor – Fica em Jacumã, tem um belo arco, que segundo a lenda indígena, é sinônimo de felicidade eterna para os casais que passam por debaixo da pedra furada.

– Barra de Gramame – Essa praia na verdade, é o encontro da água do mar com o rio formando piscinas naturais. O local tem uma estrutura simples e um belo por do sol.

Praia de Gramame

– Tambaba – É a primeira praia de nudismo do Brasil, regulamentada pela lei. Mas, existe uma parte, onde os banhistas podem se divertir sem tirar a roupa.

 3- Praias do Litoral Norte da Paraíba

Localizadas na cidade de Cabedelo, aproximadamente 20 km de João Pessoa, as praias dessa região são:

– Intermares – Ideal para os surfistas, pois tem muitas ondas

– Camboinha – De onde parte o passeio para uma ilha de areia vermelha e cheia de corais que se forma na maré baixa.  Verifique o passeio no local.

– Praia areia dourada -Águas calmas, cristalina e tranquila.

– Praia do Poço – Na minha opinião a melhor, pois tem dois lugares muito bons para curtir o sol e bons drinks. O Lovina Beach Club e o Marujo Bar. Além disso, a praia é belíssima, águas calmas e mornas.

Praia do Poço

4- Pôr do Sol na Praia do Jacaré ao som de bolero de Ravel

Praia do Jacaré

Sem sombra de dúvidas, essa é uma das atrações essenciais na cidade. Todos os dias, no horário do Por do Sol, o saxofonista Jurandir, se apresenta no alto mar. Para aproveitar esse momento, pegar um barco de dois andares que fazem o passeio ou então ver no píer mesmo.

Os barcos lotam depressa, portanto, se apresse. Eles servem comidas e bebidas à bordo.

Na primeira vez que fui, tinha só uns restaurantes, mas dessa vez, fui surpreendida pela nova estrutura. Agora, é possível ver o show do calçadão, além disso, tem uma grande feirinha para os turistas visitarem. Tem lojas de artesanato, roupas de praia, sorveteria, açaí, lanchonetes e bares.

5- Centro Histórico de João Pessoa

Quer saber o que fazer em João Pessoa fora das praias?

Por ser um local praiano, muitas pessoas não visitam a cidade. No entanto, o centro histórico é muito rico e merece ser apreciado, até porque ele é considerado um “Patrimônio Histórico e Artístico da Humanidade”.

As construções são antigas e tem aquelas casinhas coloridas  charmosas. Algumas relíquias que merecem ser visitadas são:

  • Parque Sólon de Lucena
  • Igreja da Misericórdia
  • Igreja da Nossa Senhora do Carmo
  • Teatro Santa Rosa
  • Hotel Globo

6- Mercado do Artesanato

Se você gosta de fazer umas comprinhas de lembrancinhas locais, não deixe de visitar esse lugar. Lá você vai encontrar diversas coisas típicas da região.

O mercado de artesanato em João Pessoa fica localizada na Praia do Tambaú, na orla do  centro.

Além de compras, tem comidas típicas e também, apresentação do maracatu.

7- Passeio de Buggy em João Pessoa

Você pode se aventurar pela cidade de Buggy, existem diversos roteiros para conhecer a cidade de uma forma mais divertida.

O passeio de Buggy em João Pessoa leva você por todas as praias. Pelo menos um dos trajetos nas praias, é muito interessante fazer dessa forma.

8- Outros Passeios em João Pessoa

Como visto acima, o que fazer em João Pessoa é o que não falta. Se você ainda tiver um tempinho sobrando, dá uma passada nos seguinte pontos:

– Estação do Cabo Branco – Projetada por Oscar Niemeyer, o centro cultural possui 8 mil metros quadrados e um lindo mirante da cidade. Não paga para entrar.

– Farol do Cabo Branco –  Localizado na orla da praia, um excelente local para tirar belas fotos.

Onde comer em João Pessoa?

Lovina Beach Club

Agora, se o seu passeio à noite é um bom restaurante para desfrutar da gastronomia local, então, vamos lá. Saiba agora onde comer em João Pessoa:

Nau Frutos do  Mar – Rua Lupercio Branco, 130 – Manaíra – Categoria – Sofisticado

The W Restaurante –  Av. João Maurício, 451 – Categoria – Sofisticado

Estaleiro – Rua dos Camarões, 95 – Categoria – Comida Local

Mangai – Rua Edson Ramalho, 696 – Categoria – Comida Local

Bar do Cuscuz – Av. Cabo Branco, 3056 – Categoria – Comida local

A beira Mar tem o Lovina e o Bar do Marujo que ficam localizados na Praia do Poço em Cabedelo.

Na minha opinião, o NAU é  o melhor restaurante de João Pessoa para quem gosta de frutos do mar. Mas, também gostei muito do The W. Os demais, estavam na média. O Cuscuz vive cheio de gente, mas para frutos do mar, eu não gostei muito. Talvez, para as carnes, ele seja muito bom.

Onde ficar em João Pessoa?

Gostou de saber o que fazer em João Pessoa?

Realmente, esse é um passeio que vale bastante a pena. As melhores regiões onde ficar em João Pessoa é na orla central da cidade (Avenida Cabo Branco).

Dessa região, você tem acesso as caminhadas no calçadão, quiosques e também pode se locomover facilmente para todos os lados da cidade. Os dois hotéis que eu indico são:

Littoral

Cabo Branco Atlântico

Agora que você já sabe  o que fazer em João Pessoa, tenha uma boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *