O que fazer em São Luís do Maranhão?

Nesse artigo, você vai encontrar um breve relato sobre o que fazer em São Luís do Maranhão se você estiver de passagem pela cidade.

Depois de nossa temporada nos Lençóis Maranhenses ( Barreirinhas) resolvemos nos hospedar na capital do estado para desbravar mais um pouco da região.  Ficamos 2 dias na cidade.  

São Luís do Maranhão possui a influência de três povos, por isso os principais passeios na cidade são em museus, centro histórico, além das praias, é claro. Mas, é um grande acervo incrível para os adoradores de história.

Além disso, é a única cidade do Brasil que foi fundada por Franceses. Outra curiosidade é sua coleção de azulejos portugueses, a maior de toda a América Latina.

São Luís do Maranhão é chamada de ” ilha  do amor”, uma das capitais que possui uma grande riqueza detalhada em seu centro histórico repleto de ladrilhos.

O que fazer em São Luís do Maranhão?

Caminhar pelo centro histórico é uma das principais coisas para
fazer em São Luís do Maranhão , as ruas são sem numeração e precisa de programação para circular por lá, pois tem dias da semana que elas estão fechadas.

Infelizmente, o centro histórico de São Luís do Maranhão não está bem conservado, pelo menos na época em que estive por lá ( 2016). Durante a  semana, há bastante movimento por causa do comércio, mas em finais de semana, é deserto e não parece seguro circular.

Alguns lugares históricos inspiradores são: Convento das Mercês, Museu histórico na Solar Gomes de Sá, museu de artes visuais, palácios dos leões, igrejas, fontes das pedras, centro histórico, etc.

Não se pode deixar de citar o maior evento da cidade que é o ” BUMBA MEU BOI” , uma festa folclórica que acontece no mês de Junho. Se você poder ir nessa época para São Luis, certamente vai  vivenciar um grande espetáculo ao céu aberto.

Existe também o passeio para Alcântara, fica a 20 km de mar aberto em uma travessia que leva aproximadamente 1 hora. A cidade é histórica, possui ruínas e se destaca por ser a primeira cidade a ser reconhecida como patrimônio histórico do IPHAN.

Um bate e volta é o suficiente para conhecer Alcântara, tem embarcações que saem do cais da Praia Grande.

Quem gosta de artesanato, pode visitar o CEPRAMA no centro, é um pavilhão que acontece uma feirinha bem interessante.

Praias de São Luís do Maranhão

orla da praia ( Ponta d’ Areia, Calhau, Praia de São Marcos, Olho da Água, praia do meio) ficam concentrados inúmeros bares e quiosques da cidade, além de hotéis excelentes. Infelizmente na época em que fomos ( Dezembro de 2015 e Janeiro de 2016) as praias estava todas impróprias para banho o que impossibilitou o total aproveitamento dos dias .

Todas as matérias que li à respeito das praias de São Luís apontaram esse problema se repete na maioria dos meses do ano, enquanto as autoridades não lidarem com o esgoto da cidade, dificilmente essa realidade vai mudar. É uma pena, pois a orla é muito bonita e a parte turística bem estruturada.

Restaurantes em São Luís do Maranhão

Na Orla da praia e na Avenida dos  Holandeses possui inúmeros restaurantes, onde certamente encontrará boa comida.

Alguns pratos típicos da cidade são:

  • Cuxá – Uma espécie de bobó feito com folhas de vinagreira, papa de farinha de mandioca, gergelim torrado e socado no pilão e camarão seco. Acompanha arroz, peixe e frutos do mar;
  • Peixada maranhense;
  • Torta de camarão;

Você já ouviu falar do famoso Guaraná Jesus? É uma bebida rosa com gosto de Tuttti Frutti, extremamente doce, que particularmente não gostei muito. Mas, o fato é que a latinha faz muito sucesso por lá e tem para vender em todos os restaurantes e supermercados.

Para quem não sabe, em 2001, a Coca Cola comprou a fábrica do Guaraná Jesus, no entanto, manteve as vendas da bebida no estado do Maranhão, por isso, ela é comumente encontrada por lá.

Alguns restaurantes que gostamos muito são:

– Cabana do Sol: Tem duas unidades, uma próxima ao Hotel Luzeiros ( Farol de São Marcos), onde fiz a minha primeira refeição quando cheguei na cidade e a outra na orla da praia de Calhau ( ambas são próximas uma da outra).  O local conta com uma grande variedade de carnes, peixes , baião de dois, pirão e demais acompanhamentos deliciosos. Fomos duas vezes no local, por isso, pra mim, é número 1 da cidade.

– Coco Bambu: Esse restaurante é uma delícia, ele também tem unidades em São Paulo, portanto já conhecíamos a qualidade. Comemos bobó de camarão e como sempre, não decepciona nunca.

Para um cafezinho: AUGURI  na Av. dos Holandeses em Calhau, os bolos são deliciosos e possui uma grande variedade de lanches, quitutes e um ambiente confortável para curtir um café.

Onde ficar em São Luís do Maranhão?

Hotel Luzeiros – São Luis

Nos hospedamos no Hotel Luzeiros, pelo que percebi, é o melhor da cidade. Realmente, ele tem uma excelente infra estrutura e fica localizado em frente ao mar, na Ponta do Farol.

Esse Hotel está próximo de tudo, dá para andar pela orla e fazer outros passeios à pé. No entanto, é necessário alugar um carro para andar melhor pela cidade, nós já estávamos de carro, pois fomos para Lençóis Maranhenses. O Luzeiros possui estacionamento.

Apenas dois dias é pouco para conhecer a capital do Maranhão, mas já dá para ter uma ideia dos incríveis lugares que a cidade oferece. Agora, que você já sabe o que fazer em São Luís do Maranhão, conte-nos sua experiência na cidade.

Saiba como foi nossa viagem para Lençóis Maranhenses!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *