Síndrome do Pânico e Ansiedade tem cura?

Mais um artigo no blog à respeito de uma doença pela qual eu sofro há cerca de 15 anos. Você acredita que síndrome do pânico e ansiedade tem cura?

Muitas pessoas me perguntam isso, é natural porque quem sente esses sintomas horríveis não imagina viver uma vida inteira assim. Ninguém merece achar que está morrendo toda hora ou então, ir correndo no pronto socorro porque apresenta sinais de infarto.

O sonho de qualquer portador dessa doença é ouvir que a síndrome do pânico e ansiedade tem cura. Vamos ver o que dizem os especialistas à respeito disso. Acompanhe!

Síndrome do pânico e ansiedade tem cura? O que dizem os médicos?

Lembrando que não estamos falando daquela ansiedade corriqueira que todo mundo sente, mas sim, do Transtorno de Ansiedade Generalizada ( TAG) que gera sintomas como: Palpitações, dores e aperto no peito, dores de estomago, visão embaçada, dores musculares e mal estar geral.

Tudo isso, associado a Síndrome do Pânico que gera falta de ar e um medo paralisante em algumas situações como: Avião, água, altura, agrupamento de pessoas e outros.

Quando um psiquiatra é questionado se a síndrome do pânico e ansiedade tem cura, ele vai dizer que NÃO. No entanto, o tratamento pode eliminar os sintomas e deixar o paciente em remissão.

Algumas pessoas apresentam apenas uma crise ao longo da vida, enquanto que outras, possuem fases que intercalam o bem estar e o mal estar dessa doença. Por causa disso, o tratamento varia bastante.

O objetivo dos tratamentos é justamente fazer com que os sintomas fiquem em remissão, ou seja, como se fosse uma doença crônica, você sabe que ela existe, mas está controlada.

Por mais que a síndrome do pânico e ansiedade não tenha cura é possível levar uma vida normal, mas para isso, é importante associar o tratamento a mudança no estilo de vida, por exemplo:

  • Se alimentar de forma saudável ( veja aqui quais alimentos ajudam na ansiedade)
  • Fazer atividade física regularmente
  • Meditação
  • Aprender exercícios de respiração para controlar as crises
  • Resolver os problemas que incomodam
  • Praticar atividades de lazer

Na realidade, ter síndrome do pânico e ansiedade é um grande desafio na vida, especialmente quando aparecem problemas. A maioria das pessoas com essa doença não sabem lidar com isso e não conseguem focar na solução, só ficam evidenciando o problema em si.

Síndrome do pânico e ansiedade não tem cura – Como eu lido com isso?

Na verdade, eu sempre soube que síndrome do pânico e ansiedade não tem cura, pois a minha primeira crise foi aos 25 anos de idade e fiquei uns 2 meses com sintomas desagradáveis, depois que descobri o que era eu fiz tratamento homeopático, me lembro até hoje o medicamento que me ajudou, o RITMONEURAN.

Segui minha vida saudável e tinha muita coisa para pensar, estava bem e fiquei 10 anos sem crise nenhuma. Mas, uma belo dia, ela apareceu para dizer um OI, e passei mal novamente.

Geralmente, existem fatores desencadeantes da síndrome do pânico e ansiedade. Algumas vezes podem ser: Morte de alguém próximo, traumas, problemas pessoais, profissionais e financeiros.

O primeiro ponto de partida é descobrir o porquê, nem sempre as crises dão trégua, mas esse exercício ajuda muito. Nessa época eu tinha muitas dores de cabeça com relação aos negócios, engordei muito e perdi o controle da situação.

Hoje, eu tento equilibrar a vida com alimentação saudável, exercícios e uma mudança de pensamento com relação a doença. Estou tentando focar na solução e não no problema, quando eles aparecem.

Eu não faço tratamento com medicamentos tarjados, embora as crises as vezes apareçam, eu controlo na respiração e com remédios homeopáticos que inclusive, já citei aqui. Um deles é o Argentum Nitricium.

O motivo é que para mim, nunca vi diferença com medicamentos tarjados, sem falar que me dava outros sintomas como falta de ar e tremedeiras. Já testei vários, mas cheguei a conclusão que prefiro lutar contra esse monstro sem eles.

Portanto, se você entrou aqui para saber se síndrome do pânico e ansiedade tem cura, infelizmente não  te dei boa notícia, entretanto, ela tem controle.

Eu sei perfeitamente que não é nada fácil ter essa problema. Uma vez eu li que pessoas com ansiedade vêem o mundo de outra forma, eu concordo plenamente.

Mas, eu sempre oro e acredito que nossa vida espiritual possa nos ajudar a vencer os medos e ter a certeza de uma vida feliz e plena sem esses sintomas desagradáveis. Pelo menos pra mim, resolve, acredite que você também pode conseguir manter esse problema em remissão.

Alimentação saudável ajuda na ansiedade – Veja esse e-book com receitas Low Carb deliciosas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *